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Twitter testa novas opções de monetização para perfis e postagens

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Abril de 2021 às 10h30

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 Joshua Hoehne /Unsplash
Joshua Hoehne /Unsplash
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O Twitter parece estar testando uma série de novos recursos focados na monetização de perfis e cobrança de assinaturas para acesso a conteúdo exclusivo. O funcionamento das opções de “Super Follow” e “Tip Jar”, que podem ser traduzidas como “Super Seguir” e “Caixinha”, foram reveladas por Jane Manchun Wong, pesquisadora e analista especializada em engenharia reversa.

Em suas análises, ela revelou um pouco mais sobre a dinâmica destas opções. A “Caixinha”, uma doação única pelo bom trabalho de um criador de conteúdo, aparecerá no topo dos perfis, ao lado de botões como os de seguir, enviar mensagens diretas ou criar notificações. O dinheiro pode ser transferido por meio de diferentes aplicativos e serviços, provavelmente de acordo com o que for cadastrado pelo dono do espaço e, logicamente, pelas opções do próprio usuário.

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Já o “Super Follow” aparece como opção àqueles que já estão seguindo um determinado perfil, substituindo o botão dedicado a isso. Novamente, a partir de diversos serviços de pagamento, os usuários poderão ter acesso a conteúdos exclusivos a partir de um sistema de assinaturas, similar ao que existe hoje em plataformas como o Patreon, por exemplo.

O sistema deve funcionar de forma semelhante ao que está disponível no Spaces, que começou a chegar neste fim de semana aos usuários brasileiros e está sendo encarado como a resposta do Twitter ao Clubhouse. Nas salas de áudio, é possível fazer doações diretas aos criadores de conteúdo em alguns países e, como demonstrou Wong, a ideia seria permitir o mesmo para qualquer perfil, desde que, segundo ela, a página tenha um total mínimo de seguidores, que ainda não foi divulgado.

Os testes também não esclarecem outros detalhes do funcionamento do sistema, como o tipo de conteúdo que poderá ser publicado nestes espaços restritos a pagamento e de que forma o dinheiro será dividido entre os criadores e a própria rede social. Restam, também, dúvidas sobre o formato das publicações, já que o Super Follow, estando disponível apenas depois do ato comum de seguir um usuário, pode indicar que todo perfil deverá ter algum tipo de atividade gratuita para poder, também, vender conteúdo.

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Originalmente, o recurso de Super Follow foi anunciado em fevereiro, durante um evento focado em investidores e analistas de mercado, com foco em salas de áudio exclusivas, Fleets e publicações como as que já existem hoje na rede social, mas que podem ser acessadas apenas pelos usuários pagantes. Por enquanto, entretanto, o Twitter não falou publicamente sobre os testes destas novas alternativas de monetização.

Fonte: Jane Manchun Wong (Twitter)