Twitter remove o título de links publicados na rede social
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |

Quem abriu o X (antigo Twitter) desde a noite de quarta-feira (5) pode ter notado uma configuração diferente no feed: a rede social removeu o título dos links publicados e agora exibe apenas a imagem de capa.
- Twitter é processado por agência de marketing por uso da marca X
- Roda do Twitter vai acabar; saiba o que acontece com seus posts
O novo estilo foi adotado nas versões da plataforma para computadores e celulares. Com a mudança, só é possível ver a foto e um pequeno espaço que indica o site original da publicação, o que pode deixar algumas postagens confusas caso o texto não dialogue com a imagem.
Elon Musk quer que você fique no X
A mudança para a exibição sem manchetes já foi antecipada por Elon Musk em agosto — na ocasião, o dono da rede social informou que deu a ordem para a mudança, que teria objetivo estético.
Entretanto, os motivos devem ir além da parte visual, pois o formato sem links expostos ajuda a reter usuários. O próprio Musk afirmou nesta semana que o algoritmo tenta otimizar o tempo gasto dentro da rede social e não valoriza muito as URLs pelo fato de direcionarem as pessoas para fora do X.
Assim, a alteração deve incentivar a criação de conteúdos adaptados para a discussão dentro da própria plataforma. Por outro lado, apresenta um grande baque para veículos de notícias, que precisarão adotar outras formas para divulgar conteúdo na rede social.
Rede social explora novas opções no app
O Twitter concentra esforços para aumentar o tempo gasto pelas pessoas por lá: além de mudanças mais sutis, como o caso dos títulos de notícias, a empresa também experimenta transmissões ao vivo de games e testes com live shopping. Ambas as estratégias podem aumentar a base de publicações diárias e tornar a plataforma mais atrativa para anunciantes.