Twitter é processado por agência de marketing por uso da marca X
Por Douglas Ciriaco |
Até que demorou, mas o X (antigo Twitter) é processado por uma empresa de marketing por suposto uso indevido da marca “X”. A companhia, que se chama X Social Media, alega na justiça que o novo nome do Twitter pode gerar confusão no público em relação a ambas as marcas.
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Antes de mudar o nome da rede social de Twitter para X, Elon Musk mudou o nome da controladora da companhia de Twitter Inc. para X Corp. A empresa do bilionário presidente de SpaceX e Tesla ainda não se posicionou publicamente a respeito do processo.
X processa X
A X Social Media alega na ação que utiliza essa marca desde 2016, sendo detentora de um registro de marca de âmbito nacional nos Estados Unidos.
A companhia, que informa ainda ter investido mais de US$ 400 milhões em marketing para divulgar sua marca, alega que a nova marca do Twitter acaba por confundir clientes. Isso já teria causado inclusive perda de receita para a agência.
“Em um curto espaço de tempo, a X Corp usou de sua influência nas redes sociais, de recursos de marketing e de sua notoriedade geral a fim de dominar a percepção do consumidor a respeito da marca ‘X’”, alega a X Social Media.
Diante disso, a agência de marketing pede algo que não parece muito básico: que a rede social deixe de usar a marca X — além, claro, de indenizar a empresa que usa a marca há mais tempo.
O X da questão
Apesar de um tanto genérica, a marca X é comumente usada por empresas de tecnologia e inclusive gigantes como Meta e Microsoft detém registros que em algum momento podem vir a complicar a vida de Elon Musk.
O processo, porém, veio mesmo de uma ilustre desconhecida e ainda é impossível saber qual será o seu desfecho.