Twitter permitirá que empresas identifiquem contas oficiais
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

O Twitter permitirá que empresas identifiquem quais contas são realmente associadas a elas, anunciou o novo dono da rede social Elon Musk. A medida deve ser implementada como uma alternativa para amenizar o caos de contas fakes com selo de verificado após o lançamento do novo Twitter Blue.
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“Em breve, o Twitter permitirá que organizações identifiquem quais outras contas do Twitter estão realmente associadas a elas”, anunciou Musk. Até agora, não há informações concretas sobre como essa identificação vai se parecer, tampouco para quem ela estará disponível.
Atualmente, algumas contas de perfis relevantes (incluindo mídia, empresas, marcas e figuras públicas) são identificados com a etiqueta “Oficial” — uma espécie de “verificado de verificado”. A tag chegou a ser suspensa uma vez pelo próprio dono da plataforma, mas voltou a ser exibida no fim da semana passada após uma enxurrada de farsantes passar pela rede social.
Provavelmente, a adição anunciada por Musk deve se comportar de forma semelhante ao selo “Oficial” — exibida com mais discrição, mas visível o suficiente para chamar a atenção do usuário. Não está claro, porém, se essa nova etiqueta substituirá a verificação tradicional, o "Oficial", nem mesmo como se dará o processo de vínculo de contas e verificação de identidade.
Onda de fakes no Twitter
Desde a inauguração do novo Twitter Blue com selo de verificado, a rede social virou uma bagunça de contas falsas. Inúmeros usuários aproveitaram o acesso irrestrito ao selo de verificação (sem qualquer autenticação de identidade) para se passar por figuras públicas, empresas e governos.
A onda de contas falsas, porém, deve ter gerado consequências e criado preocupação para a plataforma, que dias depois suspendeu a contratação de assinaturas. A empresa não se manifestou sobre a interrupção do serviço.