Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter Notes | Publicações mais longas começam a ser testadas na rede social

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Junho de 2022 às 15h01

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Twitter

Nesta quarta-feira (22), o Twitter anunciou um teste oficial com uma nova ferramenta chamada Notes, que permitirá escrever textos mais longos na rede social. O recurso funcionará como uma espécie de "miniblog individual", no qual o usuário poderá redigir artigos, notícias, resumos ou tutoriais para enriquecer a produção de conteúdo.

A novidade será acessível apenas pelo navegador, a partir de um ícone de caderno com uma caneta posicionado na barra lateral da tela inicial. Clicar no local fará o Twitter abrir uma caixa de edição de texto semelhante à existente em sites como Medium e Wordpress, com opções de inserir negrito, itálico, links, marcadores, listas numeradas e estilos.

Continua após a publicidade

O usuário poderá escrever o texto em uma tela pequena, posicionada na própria interface, ou clicar no ícone de setas opostas para mudar para um layout em tela cheia. O Notes é compatível com foto de capa, imagens/GIFs ao longo do texto e até incorporação de tuítes.

Quando concluir a edição, é só pressionar o botão Publicar para o texto ser compartilhado na sua linha do tempo. Os seguidores verão a publicação como se fosse um post normal, em uma versão reduzida com a imagem de destaque e o link interno para exibir o conteúdo sem sair do Twitter.

Escreva suas notas no Twitter

Continua após a publicidade

Quem visualizar uma nota longa poderá interagir normalmente com curtidas, retuítes, salvar nos favoritos e copiar o link para compartilhar em outras redes sociais ou aplicativos. A leitura é feita em um formato limpo, sem anúncios e sem interferências externas, no formato parecido com o introduzido pelo Revue — embora ainda falte ajustes para melhorar a experiência de leitura em dispositivos móveis (os textos ficam bem pequenos e dificultam a leitura).

Este recurso parece perfeito para quem gosta de trabalhar com notícias e newsletters no Twitter. Não há, contudo, nenhum sistema de distribuição específico, logo você ainda ficará refém do algoritmo e da interação dos seus seguidores para fazer um conteúdo bombar.

Por enquanto, um pequeno grupo de escritores foi criado para testar o Notes. Os textos poderão ser lidos dentro e fora do Twitter por pessoas em diversos países onde a rede social atua. Estes são os selecionados:

Continua após a publicidade

O Canaltech tentou acessar as notas e não conseguiu. Se você também ainda não foi contemplado nesta fase inicial, o jeito é aguardar até os testes serem expandidos para novas contas.

Este modelo de publicações mais longas era testado há algum tempo pela plataforma. No começo de maio, a desenvolvedora e leaker Jane Manchun Wong publicou alguns prints de tela que revelam como estava o andamento dessa novidade — na época chamada Twitter Article. Fato é que a opção pode substituir as longas threads, além de entregar mais ferramentas de edição para o criador do conteúdo.