Extensão mostra quem pagou pelo selo de verificado no Twitter
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
Na dúvida se um perfil no Twitter é verificado por ser relevante ou apenas um assinante do Twitter Blue? Uma extensão para navegador ajuda você a descobrir. O projeto substitui o tradicional selo por duas versões, um com a autenticação oficial (entregue a governos, empresas e figuras públicas) e outro atribuído a perfis que pagam pelo serviço do Passarinho Azul.
- Twitter Blue com selo de verificado é lançado oficialmente
- Jim Carrey satiriza Elon Musk após demissões e selo azul no Twitter
Com a extensão, dá para conferir a autenticidade da conta direto pelo tuíte, sem precisar abrir a página de perfil para descobrir a origem do selo. A ferramenta atualmente funciona no Chrome e navegadores baseados no Chromium compatíveis com extensões do programa do Google e pode ser baixada gratuitamente na Chrome Web Store.
Cara, crachá
O complemento torna a navegação pelo Twitter bem menos arriscada — ou, pelo menos, quase à prova de enganos. Os selos diferentes permitem identificar contas com facilidade, evitando que o usuário tome como verdade alguma publicação de conta falsa se passando por alguma entidade ou figura relevante, especialmente em temas sensíveis ou golpes.
A bagunça do novo Twitter Blue
Mesmo que tenha sido lançado somente ontem (9), o novo Twitter Blue com selo de verificado já causa problemas e mostra seu potencial destrutivo na rede social. Vários usuários mal-intencionados usam o selo de fácil acesso para se passar por empresas e figuras públicas relevantes — alguns, inclusive, fazendo publicações bem questionáveis.
Atualmente, o ícone de verificado de usuários pagantes e de contas autênticas é idêntico, mas há uma forma de diferenciá-los. Para isso, porém, o usuário deve entrar na página do perfil e tocar sobre o ícone de verificado para conferir sua origem. Se o perfil for de um assinante do Twitter Blue, ele será identificado como tal.