Algoritmo de recomendações do Twitter agora é open source
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |
Cumprindo a promessa, Elon Musk tornou o código do algoritmo de recomendações do Twitter open source nesta sexta-feira (31). Qualquer usuário interessado em compreender detalhes sobre como a rede social sugere contas e posts pode conferir no repositório oficial da empresa no GitHub.
- Elon Musk se torna a pessoa com mais seguidores no Twitter
- Twitter revela quanto vai cobrar por uso de API
O anúncio de que o código se tornaria público aconteceu na manhã desta sexta (31) no no perfil de Elon Musk. A revelação foi bem sucinta, mas muito esperada, já que o bilionário prometeu revelar a estrutura que compõe a rede social há meses.
Agora, toda a estrutura do sistema de recomendações do Twitter pode ser destrinchado à vontade. Através dele, usuários poderão conferir como a rede social sugere posts, perfis, comunidades e outros assuntos no feed "Para você" e em outras seções da plataforma.
"Nosso 'algoritmo' é excessivamente complexo e não totalmente compreendido internamente", comentou Musk. "As pessoas vão descobrir muitas coisas bobas, mas corrigiremos os problemas tão logo eles sejam encontrados", acrescentou.
Vale lembrar que o algoritmo do Twitter havia vazado anteriormente. Virou notícia nesta semana que, entre janeiro e março deste ano, a estrutura da rede social foi publicada no GitHub sem autorização. Atualmente, a empresa está na justiça para descobrir o responsável pelo vazamento.
Twitter mais transparente
Uma vez que o código do Twitter (ou parte dele) é exposto oficialmente, os usuários podem ter participação mais direta no desenvolvimento da rede social. A comunidade de desenvolvedores pode estudar a plataforma com maior profundidade e, se quiser, dar dicas de como ela pode ser aprimorada.
A maior transparência também pode ajudar o Twitter a se isentar de acusações de manipulação de conteúdo. Se o código for realmente o que compõe a plataforma atualmente, usuários poderão encontrar os indícios de que há espaço para controlar a exibição de publicações.
"Fornecer transparência de código será incrivelmente embaraçoso no início, mas deve levar a uma melhoria rápida na qualidade da recomendação [de conteúdo]. Mais importante ainda, esperamos ganhar sua confiança", pontuou o bilionário.
Algoritmo do Twitter está disponível no GitHub
Qualquer pessoa pode conferir o código do algoritmo do Twitter no GitHub. Os arquivos estão guardados no repositório oficial da empresa.