Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter lança busca de vagas de emprego estilo LinkedIn

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Novembro de 2023 às 10h37

Link copiado!

Reprodução/X
Reprodução/X
Tudo sobre Twitter

A rede social X (antigo Twitter) lançou em sua versão para a web uma seção para as pessoas procurarem vagas de emprego. Oficialmente chamada de X Jobs Search, a ferramenta estava em versão Beta desde agosto para contas verificadas e agora chega para todo o público. A companhia informou em um post que a novidade será disponibilizada em breve também para Android e iOS.

A solução do X para listar vagas de trabalho é bastante simples nessa fase de lançamento e apresenta apenas dois campos de busca: uma área para pesquisar por palavras-chave e outra para definir a localização.

Procurar vagas pelo Twitter

Continua após a publicidade

Como era de se esperar, a quantidade de posições anunciadas para as cidades brasileiras ainda é bastante limitada. No teste do Canaltech com a ferramenta, encontramos vagas para as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, mas nada para Curitiba, Salvador ou Belo Horizonte, por exemplo.

Entre os anúncios há ofertas para desenvolvedores, designers, engenheiros de dados, administradores financeiros e especialistas em cibersegurança — o que revela uma predominância da área de tecnologia.

No entanto, a ferramenta ainda é pouco prática. Primeiro porque todas as descrições encontradas estão em inglês; além disso, não há um recurso para se candidatar às vagas pela plataforma. As páginas apresentam apenas um botão “Apply now” que redireciona as pessoas para outros sites de recrutamento.

Continua após a publicidade

É possível que a seção de vagas pelo X evolua e ganhe mais recursos no futuro. Recentemente, a plataforma atualizou a sua política de privacidade para incluir o consentimento sobre a coleta de dados relacionados ao histórico profissional das pessoas, o que sinaliza que funções mais avançadas de busca de emprego podem estar em desenvolvimento.

O dono da companhia, Elon Musk, prometeu que o seu “concorrente do LinkedIn será legal”, ao anunciar a novidade no final de agosto. Na ocasião, o bilionário falou que a rede social da Microsoft tem um “nível de vergonha alheia muito alto”.

Para conferir a novidade, basta acessar x.com/jobs.

Superapp de serviços

Continua após a publicidade

A liberação da seção de vagas de emprego pelo X faz parte do plano de Musk em transformar o antigo Twitter em um superapp com múltiplas funções. O empresário se inspira no app chinês WeChat e espera incluir inclusive serviços financeiros pela plataforma.

Em uma reunião recente com funcionários, o bilionário falou que o Twitter vai substituir a conta bancária das pessoas e exigiu que esses recursos sejam implementados até o final de 2024.