Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

"Twitter do Instagram", Threads já foi nome de um rival do Snapchat da Meta

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Julho de 2023 às 12h48

Link copiado!

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram
Tudo sobre Instagram

Você pode não se lembrar, mas a Meta já teve uma rede social chamada "Threads" antes desta que vem sendo chamada de "Twitter do Instagram" — e nem faz muito tempo que ela foi descontinuada. A esquecida plataforma de Mark Zuckerberg era uma espécie de "Snapchat do Instagram", um serviço que permitia basicament publicar stories e trocar mensages via DM.

Primeiro Threads

O antigo Threads da Meta foi lançado em 2019 e era um "braço" do Instagram para compartilhar fotos e vídeos do momento. Assim como o rival Snapchat, a proposta era servir como um centro para trocar registros rápidos com amigos e familiares de forma prática.

Continua após a publicidade

Sendo assim, a interface do aplicativo era bem simples: era possível definir um status, tirar fotos e editá-las com filtros e outras ferramentas, enviar para pessoas específicas, publicá-los para todos nos Stories do Instagram ou disponibilizá-lo somente para os "Amigos Próximos". Em resumo, o Threads original era o Instagram sem feed.

O aplicativo nunca deslanchou no mercado, acumulando somente 13,7 milhões de downloads na Play Store e na App Store em seus dois anos de atividade. Por conta disso, pouca gente sentiu falta do serviço quando ele foi encerrado em novembro de 2021.

O que substituiu o antigo Threads?

A Meta nunca justificou o encerramento do Threads, mas o anúncio aconteceu na mesma época em que o Messenger se tornou interoperável entre o Instagram e o Facebook. A atualização deu novas capacidades para a plataforma e muitas delas eram iguais ou extremamente parecidas com funções do irmãozinho do Instagram.

Uma vez que o Instagram faz exatamente o que o Threads fazia, não existia motivo para sustentar a existência do app derivado. Daí, a menor quantidade de usuários deve ter só facilitado o apagar das luzes.

Novo Threads é diferente

Apesar do nome ser igual, o novo Threads da Meta tem uma proposta bem diferente. Embora também seja associado ao Instagram, ele é uma rede social baseada em texto nos moldes do Twitter — algo bem diferente da ideia anterior.

Continua após a publicidade

A crise no Twitter e a dinâmica distinta do Instagram pode dar fôlego que o Threads não teve no formato anterior. A nova plataforma pode aproveitar a integração com o ecossistema e a experiência da empresa em criar apps polidos para atrair o máximo de usuários possível em pouco tempo.

O nome "Threads" é bem mais coerente no aplicativo mais novo, inclusive: no Twitter, tuítes feitos em sequência montam "threads" (que podem ser traduzidos como fios ou novelo em português), então faz muito mais sentido que o termo seja relacionado a publicações em texto do que a publicação de Stories e troca de mensagens.

Threads lança em breve

Continua após a publicidade

O aplicativo do Threads vai ser lançado em 6 de julho e pouco se sabe sobre ele até agora. Por enquanto, a plataforma deu as caras somente na versão web, mas teve acessos suspensos momentos depois.