Publicidade

Twitter começa a mostrar mais posts de pessoas que você não segue

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Marten Bjork/Unsplash
Marten Bjork/Unsplash
Tudo sobre Twitter

O Twitter vai expandir o recurso de recomendação de tuítes para todos os usuários. Com a mudança, você passará a ver conteúdos de perfis que não segue, conforme o seu hábito de consumo e para facilitar a descoberta de novos criadores.

Nesta fase inicial, a ideia é usar o algoritmo de recomendação para dar mais visibilidade a posts em alta no feed do usuário, de modo semelhante ao que ocorria na guia Explorar e nas Notificações do Twitter. Não foi falado nada sobre anúncios, mas é possível que esta modalidade também esteja englobada nesta novidade.

O perfil oficial de suporte do Twitter linkou o anúncio a uma publicação antiga do blog explicando como funciona o direcionamento algorítmico e onde pode aparecer. Conforme o post, as recomendações podem aparecer na linha do tempo da página inicial, em determinados locais da guia Explorar e em outros lugares.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Hoje, é possível evitar esse direcionamento com mais eficácia alternando do feed principal para a exibição de tuítes em ordem cronológica. Apesar de favorecer os conteúdos de quem você segue, considerando os mais recentes primeiro, esse recurso também deve ser afetado pelas recomendações mais amplas a partir de agora.

O feed original do Twitter era o da ordem cronológica, mas acabou substituído pelo algoritmo de recomendação, seguindo a tendência do Instagram, do TikTok e do Facebook. Nos últimos meses, era possível notar algumas recomendações no feed "Home", porém relativamente discretos e relacionados a conteúdos dos seus amigos.

Quando chegam as recomendações de tuítes?

Como o anúncio foi feito apenas por um tweet, nenhuma outra informação foi dada. Não se sabe se a mudança já está valendo e se afetará a todos de modo imediato — alguns usuários disseram já ter notado a diferença. Antigamente, o Twitter costumava fazer esses experimentos com pequenos grupos de usuários para só então liberar de maneira ampla.

Na segunda-feira (28), Elon Musk disse que pretende expandir o limite dos tuítes de 280 para mil caracteres. O bilionário também garantiu o lançamento futuro das DMs criptografadas e bate-papo por voz ou vídeo como parte do Twitter 2.0.

Como Musk não é muito fã de testar as coisas antes, é possível que muita gente se depare com um punhado de tuítes aleatórios na timeline a partir de agora. Se isso acontecer, mudar para a ordem cronológica pode ajudar, mas não deve garantir o fim das recomendações.