Twitter classifica BBC como “mídia financiada pelo governo” e gera polêmica
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |

O Twitter inseriu um rótulo no perfil oficial da rede de notícias BBC como “mídia financiada pelo governo”. Essa tag normalmente é usada para diferenciar contas patrocinadas por Estado ou membros de determinados governos e que podem ter uma cobertura mais tendenciosa sobre fatos políticos.
- Twitter encerra a API gratuita e afeta aplicativos
- Twitter Blue não entrega 50% menos anúncios como prometido, afirma site
A conta @BBC tem 2,2 milhões de seguidores na rede social de Elon Musk. Até o fechamento do texto, o perfil ainda exibia o selo de diferenciação, geralmente destinado para empresas de mídia pouco transparentes.
Essa marca foi criada no início da guerra da Ucrânia para diferenciar notícias produzidas por sites independentes daqueles financiados pelo governo da Rússia. A gestão Putin é famosa por perseguir opositores e bancar alguns poucos veículos de comunicação, que acabam divulgando apenas um lado da história.
A National Public Radio (NPR) também recebeu o selo na semana passada de modo questionável. A NPR é uma organização de comunicação social sem fins lucrativos que é financiada pelas iniciativas pública e privada, mas sem controle total do governo.
Como funciona o financiamento da BBC?
A BBC alega não ser financiada pelo governo do Reino Unido. O modelo usado pela empresa é chamado “taxa de licença”, no qual os cidadãos pagam um valor mensal para essa finalidade, quase como um imposto para assistir TV.
O governo do Reino Unido atua apenas para definir regras de aplicação da taxa, mas o valor é cobrado pelas empresas contratadas pela BBC. Na terra do Rei Charles existe um órgão regulador responsável pelo licenciamento de TV, que é quem define as normas de pagamento e funcionamento das emissoras.
É um modelo diferente do aplicado no Brasil para a TV Brasil. Embora seja considerada uma emissora pública, nos moldes da BBC, a maior parte do financiamento tem origem no governo brasileiro.
BBC garante ser independente
Após a confusão, um porta-voz da BBC disse estar em contato com o Twitter para resolver o problema “o mais rápido possível”. A empresa explica que as operações e tomadas de decisão editorial da BBC são totalmente independentes do governo.
“A BBC é, e sempre foi, independente. Somos financiados pelo público britânico através da taxa de licença”, posicionou-se a representação da emissora.
Segundo os britânicos, apenas a conta @BBCWorldService poderia ser rotulada como financiada pelo governo, porque esta recebe parte da verba para atuar com o público fora do Reino Unido. O perfil @BBC não retuita nem compartilha conteúdos do World Service, então estaria fora da regra.
Não está claro se a medida é fruto de algum bug na plataforma, como o mais recente que encheu a aba "Seguindo" de posts de desconhecidos, ou se é algo proposital. Como o Twitter não tem mais uma assessoria de comunicação e as respostas enviadas para a imprensa são emojis de cocô, novidades dependem de atualização vinda de atores envolvidos no imbróglio.