Twitter | Bug de limite de tuítes foi causado por erro humano, diz site
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
A queda momentânea do Twitter na última quarta-feira (8) pode ter sido causada por uma falha humana. Um funcionário teria deletado acidentalmente dados importantes de um serviço interno, o que provocou o efeito em cascata. As informações são do site Platformer, obtidas de alguém de dentro da plataforma e não revelou suas fontes.
- É verdade que o Twitter tem limite de posts por dia?
- API do Twitter vai custar mais de R$ 500 por mês
O erro foi supostamente ocasionado por um trabalhador alocado em uma função para a qual ele não havia sido contratado. Os dados apagados tratavam justamente dos limites diários de conteúdo, uma das causas que mais intrigou as pessoas. A equipe responsável por essa tarefa foi dispensada em novembro, ainda na primeira leva de cortes de pessoal.
Após a onda de demissões no Twitter, Elon Musk precisou reposicionar a equipe para dar conta das atividades, o que exigiu colocar funcionários remanescentes nas áreas vagas. Antes, a rede social tinha mais de 7 mil funcionários, mas hoje não tem mais do que 2,3 mil, então dá para imaginar a correria que está no QG do Passarinho Azul.
Limite de tuítes excedidos foi causado por isso
A falha provocou uma pane generalizada na rede social, um apagão que deixou as pessoas impossibilitadas de tuitar ou retuitar conteúdos. Uma mensagem alertava que a pessoa teria ultrapassado o limite diário de publicações, que hoje está fixado em 2,4 mil posts, mesmo para quem não havia feito qualquer publicação naquele dia.
Quando as reclamações se iniciaram, a empresa correu para tentar resolver, mas a coisa demorou mais do que o previsto. A primeira mensagem oficial só foi postada no perfil cerca de 90 minutos após a interrupção dos serviços, alertando sobre a falha e o possível conserto em andamento.
Elon Musk teria enviado um e-mail à equipe pedindo para interromper o desenvolvimento de novos recursos até que fosse garantida a "estabilidade e a robustez" do sistema. Não está claro se a medida está mantida ou se foi pontual, apenas durante a pane de quarta-feira.
O Twitter não tem mais uma assessoria de comunicação, portanto não há como confirmar tais informações. Até o momento, não houve manifestação oficial da rede social nem de Elon Musk sobre as alegações.
Ontem (9), a rede liberou a criação de tuítes com até 4 mil caracteres para os assinantes do Blue. Quem é inscrito no serviço poderá criar publicações mais extensas sem precisar recorrer os tuítes sequenciais de fio.
Fonte: Platformer