Publicidade

Twitter bloqueia acesso de funcionários aos escritórios até 21 de novembro

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Novembro de 2022 às 10h48

Link copiado!

Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Montagem: Matheus Bigogno/Canaltech
Tudo sobre Twitter

O Twitter enviou um comunicado oficial aos funcionários avisando que os escritórios da empresa serão temporariamente fechados neste final de semana. A reabertura deve ocorrer somente na próxima segunda-feira (21). Não foi dada uma explicação do motivo que levou a tal decisão.

A mensagem pedia aos trabalhadores para seguir cumprindo a política de confidencialidade da empresa. Isso significa que nenhum empregado pode vazar informações confidenciais nas redes sociais, na imprensa, nem com amigos ou familiares.

Existe o temor de que alguns serviços do Twitter possam começar a falhar já na próxima segunda-feira. Aparentemente, há um grande número de recursos que precisam da presença de engenheiros no local para realizar a manutenção.

Continua após a publicidade

O anúncio pegou muita gente de surpresa, principalmente após rumores de uma nova onda de demissões em massa. Desta vez, são os próprios funcionários que estariam deixando os cargos após o dono da rede social, Elon Musk, dar um ultimato: ou se empenha trabalhando muito, ou pede para sair.

A movimentação teria sido uma resposta à ameaça e um reflexo da precarização do serviço que tomou o Twitter na última semana. Primeiro, houve a dispensa de funcionários efetivos por e-mail na madrugada, depois uma nova rodada de dispensa de prestadores de serviço.

Trabalhadores do Twitter insatisfeitos

Continua após a publicidade

Em entrevista à rede de notícias BBC, um ex-funcionário do Twitter, que preferiu não se identificar, disse que a empresa deve estar atualmente com 2 mil funcionários. Antes das demissões, a rede social tinha mais de 7,5 mil pessoas, espalhadas em escritórios do mundo inteiro, inclusive no Brasil. No início do mês, perdeu cerca de 50% da força de trabalho.

Outra pessoa disse que pediu demissão mesmo estando preparada para trabalhar longas horas. "Eu não queria trabalhar para alguém que nos ameaçou por e-mail várias vezes sobre 'apenas tweeps [nome dado a funcionários do Twitter] excepcionais deveriam trabalhar aqui', quando eu já trabalhava de 60 a 70 horas semanais", explicou o trabalhador.

Continua após a publicidade

O Twitter ainda não se pronunciou oficialmente sobre os fatos recentes. Mesmo com tantos problemas, Musk tuitou na semana passada que a rede social obteve um recorde de utilização simultânea de usuários — ontem, repetiu a publicação.

No começo dessa semana, alguns serviços já começaram a apresentar falhas. A autenticação de dois fatores, que deveria enviar um SMS com um código para o número de celular cadastrado, falhou para muita gente ao redor do mundo. O erro chegou em meio a boatos de uma possível falência do Twitter, dada a preocupante situação financeira da rede social.

Fonte: BBC