Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter bane propagandas que negam mudanças climáticas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 25 de Abril de 2022 às 12h55

Link copiado!

Reprodução/Mobilesyrup
Reprodução/Mobilesyrup
Tudo sobre Twitter

O Twitter anunciou que não aceitará anúncios que contradigam o consenso científico para negar mudanças climáticas. A rede social do passarinho afirmou que banirá qualquer propaganda que rejeite questões relacionadas ao aquecimento global e similares.

O aviso foi dado em um post oficial no Dia da Terra. Segundo a empresa, o negacionismo climático não deve ser monetizado no Twitter, porque anúncios deturpados prejudicam conversas sadias e importantes sobre os acontecimentos relacionados ao clima no planeta Terra.

Continua após a publicidade

Antes do aviso formal, a plataforma já adotava a postura de rejeitar ou interromper anúncios que negavam mudanças climáticas como parte da sua política de conteúdo impróprio. A mesma regra é aplicada a discurso de ódio, falas contra a vacina ou conteúdos sexuais explícitos.

Não é proibido debater mudanças climáticas, desde que isso seja feito com a apresentação de evidências e embasado em metodologias científicas. O que o Twitter começou a relegar são as teorias conspiratórias cuja base são os conceitos ideológicos.

Para considerar o que é verdadeiro, os moderadores usam como fontes órgãos mundiais respeitados, como o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas para tratar do tema. O último relatório do grupo, divulgado no começo de abril, alertou para a necessidade de redução das emissões de gases de efeito estufa em todos os setores, como forma de controlar o aquecimento global e a variação da temperatura em 1,5 graus Celsius.

Luta contra a desinformação

Continua após a publicidade

No ano passado, a empresa passou a exibir informações confiáveis sobre mudanças climáticas na plataforma. Há um tópico inteiro dedicado ao tema e vários hubs de informações espalhados pela plataforma com dados confiáveis nas guias Explorar, Pesquisa e Assuntos do Momento. O lançamento dos hubs coincidiu com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2021, o que mostra a importância do tema para a rede.

Essa pode ser uma decisão para marcar a postura da empresa em temas sociais importantes, justamente em um momento no qual os holofotes estão voltados para a proposta de compra feita por Elon Musk. O bilionário critica as práticas de moderação do Twitter porque diz que elas não aderem aos "princípios de liberdade de expressão" e que isso prejudica a democracia.

Musk não chega a ser um crítico aberto ao combate às mudanças climáticas, mas algumas de suas posições vão contra essa ideia. O fundador da Tesla e SpaceX é um dos expoentes no setor de criptomoedas, considerado um dos vilões do meio ambiente devido ao uso excessivo de energia para a mineração.

Continua após a publicidade

Fonte: Twitter