TikTok vai mostrar anúncios nos resultados das buscas
Por Douglas Ciriaco |
As suas próximas buscas feitas no TikTok serão acompanhadas de um novo elemento: propagandas. A rede social da ByteDance anunciou nesta terça-feira (22) que passará a exibir anúncios nos resultados de pesquisas feitas por lá.
A novidade se chama oficialmente Search Ads Toggle e serve para que marcas posicionem seus anúncios em pesquisas específicas, provavelmente de temas relacionados àquilo que elas vendem.
Segundo a plataforma, o TikTok serve como fonte de descobertas de novos produtos e marcas para 58% de seus utilizadores. Isso dá uma ideia do potencial para quem decidir abrir o bolso e liberar alguns trocados em troca de promover seu conteúdo na rede de vídeos curtos.
Para quem contrata anúncios, a novidade fica posicionada dentro do TikTok Ads Manager. Já para quem consome conteúdo por lá, ou seja, os usuários, parece não haver nada a ser feito para fugir dos resultados promovidos.
TikTok também é buscador
Por mais inconveniente que pareça incluir anúncios nos resultados de busca, a jogada do TikTok é bastante inteligente. Em julho de 2022, um executivo do Google deixou escapar em um evento que 40% dos jovens já recorrem às redes sociais quando vão pesquisar algo na internet, o que acendeu um alerta na Gigante da Web e colocou a rede da ByteDance como um potencial rival.
A plataforma chinesa garante que vai identificar todos os anúncios presentes nas buscas com a etiqueta “Patrocinado” e as sugestões pagas serão relevantes para quem pesquisa. Na demonstração divulgada por ela (imagem acima), é possível notar o selo, mas não é difícil de imaginar que os mais desatentos sequer percebam ele ali na hora de acessar algum conteúdo.