Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok sofre com escalada de vídeos sobre armas de fogo sem moderação

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Março de 2021 às 15h35

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech
Tudo sobre TikTok

O TikTok pode ser um ótimo exemplo de moderação de conteúdo aos olhos do governo chinês, mas uma evidente tendência cresce entre os criadores da rede social: o uso de armas de fogo. Embora proibido fora de “instalações controladas” para o equipamento, o conteúdo relacionado ao tópico escalou em popularidade — e, aparentemente, a moderação da rede social não é capaz de contê-lo.

De acordo com reportagem do site Digital Trends, a disseminação contempla vários conteúdos nocivos e que violam os termos de uso da rede social. São vídeos que exaltam a fabricação de munição caseira, impressão de armas por impressoras 3D, construção de esconderijos para armas ilegais e outros vídeos que não necessariamente enquadram uma arma nas câmeras, mas apresentam assuntos relacionados ao porte e ao uso desse tipo de equipamento.

Essas violações se tornam especialmente mais perigosas considerando o perfil que compõe a base de usuários da rede social, normalmente pré-adolescentes, adolescentes ou até crianças — que, por sua vez, já não deveriam estar na plataforma por não atenderem à idade mínima. Todas elas estão expostas a esse tipo de conteúdo, que pode ser levado ao seu feed principal automaticamente pelo algoritmo se detectarem “interesse” nas hashtags ou nos criadores de conteúdo.

Continua após a publicidade

É proibido, desde que encontremos

O problema da moderação se mostra ainda mais grave ao encontrar os vídeos relacionados a armas de fogo categorizados com hashtags específicas — #gun, #pewpew e #glock” são alguns dos exemplos. A facilidade com que o conteúdo é hospedado e consumido demonstra como a moderação, pelo menos fora da China, é ineficiente para reforçar as próprias políticas do aplicativo.

O TikTok afirmou que não concorda com esse tipo de conteúdo e que “proíbe a troca, venda e a promoção de armas”, removendo as contas e vídeos que contenham esse tipo de assunto. Um porta-voz da companhia estendeu a declaração afirmando que os tutoriais de fabricação de armas, esconderijos ou “proteção coletiva” também estão incluídos no pacote e devem ser denunciados para futura remoção.

Continua após a publicidade

Para a rede social, a criação de conteúdo da prática de tiro em ambiente controlado é permitida, bem como a presença do equipamento em imagens quando nas mãos de uma autoridade policial. Contudo, a companhia não se estende na definição de “campo de tiro” ou quem pode praticar a atividade, resultando em vídeos envolvendo crianças no “esporte familiar”.

Tragédias anunciadas

O resultado dessa combinação explosiva, logicamente, é a ocorrência de acidentes ou transmissão de suicídios, como aconteceu em fevereiro de 2020. Outro exemplo foi o que aconteceu com Areline Martínez, de 21 anos, morta após ser baleada acidentalmente durante a gravação de uma pegadinha para o aplicativo na cidade de Chihuahua, no México, em setembro do ano passado.

Continua após a publicidade

Curiosamente, mesmo que o TikTok não seja eficiente o bastante para conter esse tipo de conteúdo na rede social, sua presença na China nunca foi um problema. O app abusa de sua experiência na moderação por lá, sem bater de frente com as autoridades locais e se adequando as normas impostas pelo governo.

Por isso, resta a dúvida: como o TikTok consegue oferecer moderação tão distinta entre as duas localidades? Será que a versão chinesa apresenta os mesmos problemas, mas são passam por “vista-grossa” pelas autoridades locais? E, não menos importante, o que o TikTok pretende introduzir para conter a disseminação de mais conteúdo relacionado a armas de fogo?

Fonte: Digital Trends