TikTok copia Instagram e terá avatares personalizados nos vídeos

TikTok copia Instagram e terá avatares personalizados nos vídeos

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Junho de 2022 às 12h19
Reprodução/TikTok

O TikTok deve permitir futuramente que usuários criem e personalizem avatares animados para protagonizar seus vídeos. Chamado TikTok Avatars, o recurso parece inspirado nos avatares 3D do Instagram e lembram bastante os Bitmoji do Snapchat.

Cada usuário poderá ajustar a aparência do seu avatar, as roupas e outras características, como piercings, óculos e acessórios. O aplicativo terá alguns modelos prontos para servirem como base, mas você também poderá iniciar a criação do zero, se preferir.

Os simpáticos avatares podem rir, chorar ou performar conforme suas expressões faciais (Imagem: Reprodução/TikTok)

A parte mais interessante é que esses bonequinhos poderão ser usados como personagens para seus vídeos, com suporte a efeitos de voz e reações. Ao gravar um vídeo com a câmera do celular, o avatar espelha as expressões faciais e gestos.

Você poderá usá-los, por exemplo, para criar duetos baseados em outros vídeos ou criar algo totalmente inédito com o seu personagem. Ainda não está claro como poderão ser usados nem se haverá suporte à filtros, ferramentas e lives.

Avatares em alta

Os avatares do TikTok foram visualizados pela primeira vez em fevereiro, mas a empresa ainda não havia confirmado a existência oficialmente. Com os avanços, é possível que mais gente tenha começado a acessar o recurso, que ainda não tem uma data estipulada de lançamento.

No rival Instagram, o uso é restrito aos stories e muito mais simplista do que a proposta do TikTok. Mesmo assim, está bem nítida a relação entre os serviços, em busca da atenção do usuário, além de novas formas de interação.

A introdução deste recurso poderia significar uma possível incursão no metaverso da rede social? Estaria a Bytedance pronta para adentrar nesse ambiente de NFTs, blockchain e criptomoedas? Isso é impossível de saber no momento, mas dificilmente os bonequinhos seriam apenas uma forma de copiar dos concorrentes.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.