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TikTok ou Instagram Reels: quais as diferenças entre as ferramentas?

Por| Editado por Bruno Salutes | 10 de Setembro de 2021 às 18h50

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Caio Carvalho/Canaltech
Caio Carvalho/Canaltech
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Na batalha entre redes sociais de vídeos, TikTok e Instagram aparecem entre as plataformas mais populares, principalmente aqueles que gostam de produzir, compartilhar ou apenas curtir conteúdos mais curtos. O TikTok pode não ter sido o pioneiro, mas sem dúvida foi responsável a popularizar o formato. E o Instagram, que não é bobo nem nada, pegou carona no mesmo sucesso e lançou a função Reels.

Mesmo tendo a mesma proposta, TikTok e Reels possuem algumas diferenças que podem determinar a preferência dos usuários. Pensando nisso, listamos os recursos mais distintos entre os dois aplicativos. Assim, você decide qual deles atende melhor suas exigências.

TikTok x Instagram Reels

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A primeira diferença já começa aí: o TikTok é um aplicativo feito exclusivamente para vídeos e com algumas funções de edição desses vídeos que estão embutidas no próprio app. Ou seja, é uma ferramenta que você baixa diretamente pela loja de aplicativos do seu celular. Além disso, diferente do Instagram, que tem um apelo considerável para fotos, o TikTok é 100% focado em conteúdos em vídeo.

O Reels, por sua vez, é um dos inúmeros recursos presentes no Instagram e não possui uma versão dedicada. Isso significa que, para aproveitar a funcionalidade, é necessário fazer o download do Instagram — e de quebra levar todas as demais funções que estiverem nele. Em todo o caso, o Reels agora conta com uma aba própria na página inicial do Instagram, podendo ser acessado pelo ícone central com o desenho de uma claquete.

Duração dos vídeos

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Uma das grandes diferenças entre o TikTok e o Instagram Reels é no limite de tempo para cada vídeo postado. No final de julho de 2021, o Instagram dobrou a duração de vídeos no Reels, passando de 30 para 60 segundos. No começo do mesmo mês, o TikTok foi além: o limite de tempo, que podia ter entre 15 e 60 segundos, passou a ter limite máximo de até três minutos.

Músicas

O TikTok e o Instagram Reels permitem que você adicione músicas de fundo aos seus vídeos, sejam elas da sua biblioteca ou faixas disponíveis em cada app. O que diferencia um e outro é que, enquanto o TikTok não impõe nenhuma restrição para o tipo de conta (pessoal ou corporativa), o Reels, devido questões envolvendo direitos autorais, só liberou a função de músicas para perfis comuns.

E como fica quem tem uma conta empresarial? Neste caso, você tem duas opções: adicionar um áudio pré-gravado salvo na memória do seu smartphone; ou editar o vídeo fora do Reels, para só depois enviá-lo ao Instagram. Pois é, aí vai um trabalho extra, já que perfis de negócios ainda não possuem a biblioteca de músicas no Reels.

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Ferramentas de edição de vídeos

No geral, tanto o Reels quanto o TikTok compartilham os mesmos recursos para editar vídeos. Isso inclui adicionar músicas de fundo, colocar filtros de cor, escolher entre centenas de efeitos animados, criar transições, mudar a velocidade de gravação (até 5x mais rápida que na filmagem original), acionar cronômetro para iniciar um novo vídeo, colocar textos e emojis, entre outras opções.

No entanto, o TikTok, por ter inteiramente voltado para a criação de conteúdo em vídeo, apresenta funções mais polidas e melhor pensadas para a plataforma. Uma delas é a clássica “Dueto”, em que você pode dividir a tela com um vídeo pré-gravado por outros usuários. Lembra da febre que era quando um anônimo cantava “junto" de uma celebridade? Foi com esse recurso do TikTok que a brincadeira fez sucesso. Este ano, a função chegou ao Reels sob o nome Remix.

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Também é destaque no TikTok a quantidade absurda de filtros e efeitos animados para colocar nos seus vídeos. Bem mais do que no Reels, que tem um número mais limitado de opções. O mesmo vale para os efeitos de voz, que podem ser aplicados automaticamente nos vídeos do TikTok. O Reels, em contrapartida, não tem nenhuma opção para adicionar efeitos especiais em áudios.

Compartilhamento

TikTok e Instagram Reels oferecem uma seção dedicada para o compartilhamento de vídeos via e-mail ou em outras plataformas. Se preferir, você ainda pode salvar seus vídeos direto no celular.

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Só que apenas o TikTok libera o download de vídeos de qualquer pessoa, não apenas os que você mesmo criou. Também vale citar que vídeos salvos ficam com o logo do TikTok e preservam a música de fundo, caso você tenha usado.

O Reels, por sua vez, não permite baixar vídeos de outros usuários no seu smartphone — para este cenário, eles são guardados na aba “Salvos" do Instagram. E mesmo se os vídeos salvos no celular forem os seus, eles virão sem a música colocada na hora da edição.

Algoritmos

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TikTok e Instagram Reels mostram vídeos em uma linha do tempo vertical, em que você arrasta de baixo para cima para avançar aos próximos conteúdos. Assim como a grande maioria das redes sociais, as duas plataformas exibem vídeos de acordo com o que você costuma assistir.

Um exemplo: se você tem o costume de ver vídeos de bichos de estimação, então o algoritmo vai priorizar esse tipo de conteúdo nas próximas vezes que você abrir os aplicativos.

O TikTok diz o seguinte: "O sistema recomenda conteúdo classificando os vídeos com base em uma combinação de fatores — começando pelos interesses que você expressa como um novo usuário e também ajustando coisas que você indica que não tem interesse”.

O Instagram, por sua vez, não destaca nenhum sistema muito específico para classificar ou exibir vídeos do Reels. Apenas afirma que “Reels em destaque são uma seleção de Reels públicos escolhidos pelo Instagram para ajudá-lo a descobrir conteúdos originais que esperamos que entretenham e inspirem”.

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Justamente por serem baseadas em algoritmos, as ferramentas vão se “moldando" conforme aprendem seus hábitos (publicações, curtidas, compartilhamentos) e interesses. É aí que o TikTok se diferencia do Instagram: pelo fato dos vídeos serem mais personalizados, a chance de um conteúdo se tornar viral é maior do que no Reels, uma vez que o alcance dos vídeos no TikTok é mais amplo, justamente por ser uma rede social apenas de vídeos.

Análise de dados e publicidade

As publicidades no TikTok e no Instagram Reels não se diferem muito umas das outras: elas são exibidas no feed dos usuários como uma postagem comum — com a diferença de que haverá um aviso alertando de que aquele conteúdo tem uma ação patrocinada paga.

O que há de diferente é que o TikTok tem uma parte inteira dedicada a análises, desde que você tenha uma conta Pro no serviço. E são análises completas, que vão desde número de visualizações e audiência geral, até origem do tráfego e onde seus vídeos fizeram mais sucesso. Dá ainda para acompanhar em gráficos quantas pessoas te seguiram nos últimos dias.

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O Instagram Reels não possui nenhuma ferramenta dedicada para monitorar dados de audiência. Ou seja, se quiser ter uma ideia de como estão seus vídeos na plataforma, a única forma é se basear no número de visualizações, curtidas e comentários.

Para quem e por quem?

É verdade que o TikTok e o Instagram Reels oferecem, basicamente, o mesmo tipo de conteúdo. Por outro lado, o TikTok parece ter duas diferenças principais quanto aos criadores e aos usuários que consomem conteúdo: o público, que é bem mais jovem do que no Instagram; e uma abordagem mais simples, sem tanto se importar com marcas ou empresas.

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Nesse sentido, dá para notar que o Reels, por ser uma ferramenta integrada no Instagram, a veiculação de conteúdo está mais ligada a marcas, empresas e influenciadores. Tem até uma priorização por uma identidade visual que você dificilmente encontra na maioria dos perfis do TikTok.

São plataformas para todos os públicos? Sem dúvida alguma. Porém, o TikTok pode ser um reduto mais abrangente da chamada Geração Z. Já o Reels tem como diferencial estar dentro do Instagram, que já é usado pelas marcas e empresas que desejam impulsionar negócios, e não tanto viralizar com um conteúdo mais simples.

Independentemente da sua preferência, TikTok e Instagram Reels possuem similaridades e diferenças que não devem impactar por completo a maneira como você utiliza as redes sociais. Afinal, elas ainda estão aí para publicar e curtir conteúdos, não é mesmo?

Fonte: Perfect Search, Creative Bloq, Later