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TikTok anuncia ferramentas para pequenas e médias empresas deslancharem na rede

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 20 de Outubro de 2021 às 12h35

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Divulgação/TikTok
Divulgação/TikTok
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O TikTok cresceu tanto de 2020 para cá que hoje é praticamente impossível às agências de marketing não incluírem a rede social entre as estratégias. O lançamento do TikTok For Business no Brasil chamou bastante atenção de grandes marcas, que passaram a anunciar na plataforma com intuito de gerar engajamento e aumentar a base de potenciais clientes, mas isso só era restrito aos gigantes da indústria.

Agora, chegou a vez de pequenos e médios empreendedores usufruirem das ferramentas criativas de impulsionamento de vídeos. A rede social lançou nesta quarta-feira (20) o TikTok Ads Manager, uma espécie de plataforma de autoatendimento de anúncios destinada a permitir que qualquer empresa possa criar e publicar suas campanhas.

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Segundo a head de Soluções Globais para Negócios do TikTok na América Latina, Gabriela Comazzetto, o objetivo do Ads Manager é expandir as possibilidades de uso da rede para fins profissionais, no intuito de ampliar ainda mais a presença com a comunidade. "É importante que as empresas entrem na rede para fazer 'tiktoks' e não com a mentalidade de fazer propaganda apenas, porque isso trará muito mais sucesso nas campanhas", explica a executiva.

O gerenciador de anúncios oferece várias possibilidades de uso para os diferentes tipos de perfis de empresárias e empresários. Uma das vantagens é o orçamento flexível, que possibilita o ajuste de gastos com os anúncios a qualquer momento, e a segmentação inteligente de público, com a entrega mais apurada de conteúdo para os potenciais clientes.

Para Comazzetto, é fundamental que as companhias mantenham a produção orgânica, sem abdicar dessa importante ferramenta de engajamento, e utilizem o ADS como um auxiliar na busca por resultados mais específicos, como aumentar o número de seguidores, tornar a marca mais conhecida ou vender produtos.

É possível efetuar o pagamento das campanhas por cartão de crédito ou boleto bancário e não há valor mínimo para investimento. Embora seja bastante intuitiva, a plataforma ainda contará com um site exclusivo, chamado Amplie com o TikTok, contendo vídeos, dicas e tutoriais para ajudar o empresário a criar suas campanhas com mais facilidades.

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Contas comerciais

A rede social chinesa introduziu também as chamadas contas comerciais, cujo enfoque é entregar ferramentas adicionais e personalizadas conforme as necessidades empresariais, como análise de desempenho da campanha e o envolvimento com o público. A ideia é oferecer dados sólidos para a mensuração das publicações mais efetivas e análise das menos efetivas, assim é possível traçar estratégias mais assertivas, algo fundamental para quem orçamento apertado.

Para o futuro, o TikTok promete trazer ainda novas soluções para facilitar ainda mais o uso do gerenciador e alternativas para garantir uma conexão mais eficiente com o público. Ainda não há mais detalhes do que pode chegar, mas é provável que a companhia importe alguns conceitos do Facebook, cuja ferramenta de gestão de propagandas é uma das mais completas do mercado.

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Segundo dados da mídia social, algumas pequenas e médias empresas que já usavam a plataforma de maneira orgânica tiveram a chance de experimentar o TikTok Ads Manager para estratégias de alcance de novo público, aumento de vendas e posicionamento. Em um caso exemplificado, a empresa conduziu uma campanha por cinco meses e teve um crescimento de 21 mil seguidores para 108 mil, com 90% do tráfego proveniente de novos visitantes e um retorno financeiro de quatro vezes o valor investido em mídia.

Dicas para bombar no TikTok

O TikTok ainda deu algumas dicas bem importantes para quem deseja crescer na plataforma. É fundamental lembrar que o algoritmo da plataforma é diferente do Instagram, por exemplo, portanto a entrega de conteúdo ocorre de maneira diferente — é bem comum ver vídeos com pouco ou nenhum engajamento na sua timeline, algo que dificilmente ocorre em outras redes.

Confira as cinco dicas para pequenas e médias empresas das marcas que já usam o TikTok Ads Manager: 

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1. ‘Storytelling’ antes do produto 

Conte uma história para chamar a atenção do seu público com conteúdos divertidos e criativos. Não dá para focar em vendas o tempo todo, porque isso não engaja e não gera identificação das pessoas.

2. Seja criativo 

Quem faz sucesso por lá usa recursos como música, locução, filtros e elementos visuais para chamar a atenção. Uma ideia bacana do TikTok é se inspirar em conteúdos que já fazem sucesso na plataforma e adaptá-los à realidade da sua área de atuação com situações curiosas e engraçadas. 

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3. Produção sob medida

Usar as ferramentas de edição do próprio aplicativo costuma dar melhor resultado na produção de conteúdo do que fazer isso externamente ou modo adaptado. Tem gente que produz um só conteúdo para distribuir em várias redes sociais e isso não costuma ter resultados tão bons do que algo feito para aquele público.

4. Aproveite o momento e deixe o preciosismo de lado 

Muitas empresas falham nas mídias sociais porque querem o "conteúdo perfeito", com medo de serem julgados ou terem a imagem afetada. Na verdade, o TikTok explica que o sucesso vem da autenticidade da marca e da rapidez com que ela embarca nas tendências momentâneas.

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5. Tire vantagem da singularidade

O público do TikTok, embora seja tradicionalmente mais jovem, é bastante diverso e pouco atraído pela publicidade tradicional. A melhor propagada é a entrega de conteúdos únicos, criados sob medida e sem aquele formato quadradão de antigamente.

Por enquanto, o TikTok Ads Manager só é acessível pelo site oficial via navegador, portanto não há integração com o app. A ferramenta chega como um importante complemento ao Creator Marketplace, ferramenta para buscar por criadores de conteúdo, para ajudar os empresários na missão de fortalecer a presença online.

A chegada do gerenciador de anúncios vem em um momento no qual o TikTok se mantém como o aplicativo mais baixado do mundo. Os vídeos curtos estão em alta e parecem manter o constante crescimento, tanto que os concorrentes continuam na luta para abocanhar parte do mercado: é o caso do Reels, do Instagram; e do Shorts, do YouTube.