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TikTok anuncia ferramentas para aproximar criadores de conteúdo e marcas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Setembro de 2021 às 12h15

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Hello I'm Nik/Unsplash
Hello I'm Nik/Unsplash
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O TikTok realizou nesta terça-feira (28) o evento chamado TikTok World, cujo objetivo foi apresentar um conjunto aprimorado de produtos para criadores de conteúdo e marcas na plataforma. A ideia é oferecer mais possibilidades de integração e colaboração que favoreçam a esses dois públicos, tão importantes para a rede social.

A principal novidade foi a adição doCreator Marketplace no Brasil nas próximas semanas, uma espécie de centro comercial online voltado para aproximar os influenciadores e as empresas. Com essa adição, ficará mais fácil para marcas contatarem diretamente os perfis que desejam anunciar. Segundo dados do TikTok, os parceiros de negócios podem alcançar mais de 35 mil criadores em mais de 20 países onde o mercado está presente.

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Há ainda ferramentas que devem desembarcar futuramente, como o caso do Open Application Campaigns. Como o nome sugere, trata-se de condução de campanhas abertas no app, nas quais os clientes podem postar detalhes do que planejam no Creator Marketplace e abrir vagas para os criadores de conteúdo se inscreverem proativamente.

Chame atenção para si

Ainda focado na relação, o Branded Content Toggle (BCT) é outra solução a desembarcar no TikTok — já está disponível no Brasil — para ajudar no vínculo entre criadores e contratantes. Nesse caso, o direcionamento é para produtores de conteúdo mais iniciantes, que ainda não estão no mercado de criadores, mas que podem divulgar conteúdos de marcas e se identificar para receber patrocínios.

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Ao que parece, a ideia do BCT é permitir que você marque algum produto ou serviço para chamar a atenção ao mostrar engajamento do seu público, por exemplo. Seria uma forma de marcar posição, demonstrar admiração e, quem sabe, conquistar a confiança de um anunciante.

Por fim, haverá um serviço especializado para ajudar as empresas e marcas a gerenciar todo o processo de marketing com os criadores no TikTok. Isso ainda é algo em fase de análise pela rede, portanto não foram divulgados muitos detalhes. Ainda não está claro, por exemplo, se essa intermediação seria feita por uma equipe especializada de pessoas ou se funcionaria como uma espécie de consultoria.

Marcas também poderão por "mão na massa"

Os desenvolvedores prometerem, ainda, uma série de opções para facilitar e inspirar as próprias marcas a produzirem conteúdo. Essas ferramentas devem permitir que as empresas consigam fazer vídeos de qualidade, sem a necessidade de contratar agências ou depender exclusivamente de profissionais especializados em marketing digital.

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Mais detalhes ainda não foram revelados sobre isso, mas a expectativa é elevada e pode atrair aquelas empresas ainda receosas de adentrar no TikTok. O evento inteiro, aliás, tem um tom bastante voltado para convencer os empresários a investir tempo e dinheiro nos vídeos curtos, porque a rede social chinesa não está para brincadeira.

Para estimular a entrada de marcas, o Tiktok anunciou uma série de ferramentas para facilitar a compra de anúncios, medir o sucesso das campanhas e monitorar o desempenho. Algumas são métricas conhecidas, como alcance e frequência de exibição, mas há algumas inéditas no app, como as ferramentas de "filtro de inventário" — permite aos anunciantes ter mais controle sobre onde gostariam que seus anúncios fossem exibidos.

Publicidade em alta para empresas

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Focado na publicidade online, o TikTok Shoping deve oferecer novas formas de explorar a publicidade, com a possibilidade de sobrepor elementos na tela e oferecer uma venda imediata a partir do toque na tela. Com essa adição, as campanhas antigas e no formato "quadrado" devem ser substituídas por vídeos mais interativos que incentivam as pessoas a participar.

Além disso, as lojas online trarão um conjunto de soluções, recursos e ferramentas de publicidade que capacita marcas e comerciantes a se envolverem de forma significativa com seus clientes. São elas:

  • Integração própria: comerciantes podem aproveitar uma experiência comercial completa com a capacidade de fazer upload de produtos e gerenciar tudo, desde o envio até a entrega e o ponto de compra.
  • Integração com terceiros: para comerciantes que gostam de trabalhar com seus parceiros comerciais terceirizados preferidos, o Tiktok oferece parceria com o Shopify, Square, Ecwid, PrestaShop.
  • Links para produtos: as marcas podem destacar um ou vários produtos diretamente de um vídeo TikTok orgânico, levando os usuários para páginas de detalhes de produtos, carregadas instantaneamente — por enquanto, isso não está disponível no Brasil.
  • LIVE Shopping: em alguns países, as marcas podem se conectar diretamente com sua comunidade, em tempo real, e compartilhar links dinâmicos para produtos e serviços ao mesmo tempo.
  • Collection Ads: as marcas podem personalizar e incluir cartões de produtos que podem ser deslizados em seus vídeos de anúncios In-Feed.
  • Dynamic Showcase Ads: companhias podem oferecer aos usuários anúncios direcionados e personalizados com base nos interesses dos usuários.
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Segundo a rede social, essas mudanças podem ampliar ainda mais o potencial de engajamento das campanhas e ajudar no cálculo do ROI, o retorno do investimento, o que ajudará empresas a ter mais controle sobre os lucros gerados pela plataforma.

Para garantir que a visibilidade do anúncio é real, os parceiros terão a garantir de que o tráfego gerado é real e poderão, assim, tomar medidas para evitar acessos inválidos e ampliar o alcance da mídia no TikTok.

Evento continua

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O evento ainda terá conteúdos voltados para táticas de sucesso na rede, a importância do som nos vídeos, casos de sucesso de empresas e informações sobre o PartnerTok, o programa de parceiros de marketing do TikTok.

Resta saber se essa enxurrada de anúncios será suficiente para romper a desconfiança que alguns ainda tem com o TikTok e, principalmente, se conseguirá angariar novos investidores para tornar a plataforma um local para fazer negócios, e não somente uma central de entretenimento digital.

Clique aqui para acessar o site do TikTok World 2021 e fazer sua inscrição. O evento já está rolando e você pode acessá-lo após realizar um rápido cadastro.

Fonte: TikTok