Sua conta do Facebook foi bloqueada? Entenda os motivos e aprenda a resolver

Por Redação
photo_camera Divulgação

Uma situação bastante comum no Facebook é ter a conta bloqueada. A situação não é rara e acontece quando regras e comportamentos são burlados e a punição é imposta para quem não as cumpre. A consequência mais comum para usuários que fizeram algo contra as regras da rede social é ter a sua conta bloqueada ou ficar inacessível por algum tempo, para que o transgressor possa ter tempo para refletir e não cometer os mesmos erros no futuro.

Se você perdeu o acesso à sua conta no Facebook e está desesperado, confira a seguir as dicas de como proceder para se livrar desse castigo.

facebook bloqueado

Termos de uso

A razão mais comum para se ter uma conta bloqueada é por causa de algum tipo de desrespeito aos termos de uso da rede social. Algumas dessas razões são: comportamento inadequado após receber um aviso ou receber muitos avisos em pouco tempo; contato com outros usuários da rede a fim de assediá-los; usar um nome falso; se passar por uma celebridade ou representante de uma; se passar por uma outra pessoa; postar qualquer conteúdo que não está de acordo com os termos de uso do Facebook, como incitações ao ódio, racismo, bullying, material pornográfico, etc.

Alertas de login

Caso sua conta seja bloqueada, você não será capaz de realizar o login e receberá uma mensagem da plataforma informando o que aconteceu. Caso essa mensagem não seja exibida, significa que você ainda não foi banido, mas está passando por um outro problema para entrar na conta. Se a rede social estiver em manutenção, por exemplo, será exibido um tipo de alerta diferente.

Avisos prévios

A rede social geralmente envia avisos para os usuários antes de bloquear uma conta. Isso acontece quando os usuários estão fazendo postagens que ofendem os termos de uso da página e servem como um aviso para informá-los de que devem parar. No entanto, nem sempre essa ação acontece, sendo que "às vezes pode-se receber um bloqueio sem nenhum aviso prévio.

Recuperar o seu perfil no Facebook

Se sua conta foi bloqueada, o Facebook vai exibir as instruções na tela de login com os procedimentos necessários para a recuperação da mesma. Caso você ache que a medida foi injusta, a rede social possui um formulário no qual é possível fazer um pedido para recuperação do acesso ao seu perfil. Esse formulário é encontrado nesse link: Facebook.com/help/contact.

facebook bloqueado

Envio de documentos

Uma tela então. como a acima, será aberta através do link. Você deverá preencher as informações necessárias. Como a rede social só permite o uso de nomes verdadeiros para os usuários em seu sistema, é necessário enviar uma cópia da sua carteira de identidade (RG) ou outro documento que possua foto. Essa medida também é tomada para evitar que mais contas falsas sejam criadas, com o objetivo de prejudicar outros usuários.

O bloqueio do Facebook costuma ser temporário e varia de acordo com a infração do dono da conta. Após o tempo determinado pela rede social, o acesso é então restaurado normalmente e o usuário poderá voltar a ter acesso à sua conta.

No entanto, se continuar cometendo infrações, a rede social poderá voltar a bloqueá-lo, e inclusive até apagar a sua conta.