Serviço de newsletter do Facebook será encerrado com menos de 2 anos de vida
Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Outubro de 2022 às 15h40
A Meta marcou o fim da plataforma de newsletter Bulletin para o início de 2023. O comunicado da empresa enviado a sites de notícia internacionais não revela a causa da desativação nem a data exata.
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O Bulletin foi lançado em junho de 2021 como uma plataforma para incentivar a produção de conteúdo noticioso independente, ajudando jornalistas e blogueiros a alcançar novos públicos e monetizar sua atividade. O estilo era bem semelhante ao Substack, plataforma mais popular do segmento, na qual leitores assinam boletins informativos pagos ou gratuitos.
O serviço chamou a atenção nos Estados Unidos ao atrair alguns importantes escritores independentes, convencidos a produzir seus conteúdos por lá. O processo de escolha foi feito pela própria dona do Facebook, sem permitir que interessados pudessem se inscrever.
Agora, quem apostou no serviço deve ficar sem a plataforma de criação no próximo ano. A empresa garantiu a manutenção das assinaturas e não descontará valores sobre os lucros dos escritores.
A verdade é que o serviço nunca caiu no gosto popular, mesmo nos EUA. No final do ano passado, a Meta divulgou um relatório no qual mostrava dados desanimadores: apenas 115 criadores, sendo que mais da metade não tinha sequer mil assinantes gratuitos.
Mais vídeos, menos texto
Em julho deste ano, o Facebook anunciou a redução no alcance de notícias no feed para focar de vez em vídeos. Este era um claro indício do fim iminente para o Bulletin e para a guia dedicada a notícias escritas.
As salas de áudio da plataforma, criadas para rivalizar com o Clubhouse, também foram deixadas de lado em favor do Reels. A rede social fechou tanto o Soundbites quanto o recurso Live Audio Rooms antes mesmo de o público ter acesso.
A Meta alega que o fechamento do Bulletin não significa o fim para os escritores. Os criadores de texto ainda contarão com o suporte da plataforma, bem como incentivos de crescimento nos grupos e páginas. O porta-voz da Meta, em entrevista ao site The Verge, disse que o produto de newsletters permitiu à empresa "aprender sobre a relação entre os criadores e seus públicos e como apoiá-los melhor na construção de sua comunidade no Facebook”.
Parece que o futuro da Meta será dividido entre o Metaverso e os vídeos curtos. Se você tem newsletters ou apreço pela escrita, precisará se esforçar para produzir em audiovisual ou buscar outras plataformas para divulgar seu conteúdo.
Fonte: The Verge