Publicidade

Roda do Twitter começa a ser liberada para mais pessoas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Maio de 2022 às 11h40

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

A Roda do Twitter começou a ser expandida para mais pessoas nesta segunda-feira (30). Após o início dos testes no começo de maio, com um grupo limitado de escolhidos, agora parece que mais gente passou a ter acesso à novidade.

O recurso funciona de modo parecido ao "Amigos próximos" do Instagram, porque permite o envio de tuítes para um grupo específico de pessoas selecionadas, em vez de expô-los em todo o Twitter. Muita gente se sente intimidada de usar a rede do passarinho porque a receptividade a temas polêmicos pode não ser tão amistosa, razão pela qual a Roda permite criar um espaço mais seguro apenas com colegas, familiares e amigos.

Continua após a publicidade

Não está claro quantas pessoas atualmente têm acesso à Roda, mas a atualização mais recente ampliou a base, com o acréscimo considerável de pessoas que não haviam sido contempladas. Se você foi um dos selecionados, verá um banner em pop-up assim que abrir o aplicativo com explicações sobre o funcionamento.

Segundo o porta-voz do Twitter, Joseph Nunez, em entrevista ao site The Verge, a Roda do Twitter ainda está em fase de testes. “Ainda estamos testando o Twitter Circle [nome pelo qual o recurso é chamado em inglês] com um grupo de pessoas no iOS, no Android e na Web globalmente. O recurso ainda não foi lançado amplamente para todos, pois continuamos a coletar feedbacks”, explicou Nunez.

Como saber se tenho a Roda do Twitter?

Quem fechou a janela de aviso por acidente ou não tem certeza se foi contemplado, pode chegar manualmente se tem a Roda do Twitter. O primeiro passo é atualizar o aplicativo para celular ou acessá-lo por um navegador da web. A partir disso, siga o passo-a-passo abaixo:

Continua após a publicidade
  1. Ao escrever um tuíte, veja se existe um menu suspenso, na parte superior da tela, que diz "Todos";
  2. Se houver, você poderá alterar para mandar posts apenas para a sua roda de amigos;
  3. É possível clicar em uma roda para adicionar ou remover pessoas.

O Twitter não notifica usuários incluídos ou excluídos da sua roda de amigos, portanto dá para fazer isso sem tanto medo do julgamento. Mas se você concedeu acesso a um tuíte limitado e depois removeu aquela pessoa do círculo, ela não poderá mais acessar o post — logo, poderá deduzir que foi removida.

Atualmente, é possível adicionar até 150 usuários em cada Roda, mesmo se eles não forem seus seguidores. Quem tiver sido selecionado verá um aviso anexado (ver acima) aos tuítes para indicar que aquele é um conteúdo exclusivo do usuário. Quem tiver acesso à publicação não poderá retuitá-la, embora seja possível fazer captura de tela ou baixar os tuítes.

Continua após a publicidade

Por fim, vale lembrar que mesmo nesse modo privativo ainda é preciso respeitar as diretrizes da comunidade da rede social. Todas as regras vigentes se aplicam, mesmo que os tuítes sejam restritos a um pequeno grupo de amigos.

Fonte: The Verge