Cansou do Facebook? Confira redes sociais alternativas

Gerd Altmann/Pixabay
Tudo sobre

Facebook

Saiba tudo sobre Facebook

Ver mais

Embora o Facebook seja uma das redes sociais mais famosas do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários, muitas pessoas parecem ter se cansado não só de sua interface, mas também do ambiente, das discussões e até da exposição no site.

Por isso, se você é uma dessas pessoas e, além de excluir sua conta, deseja recorrer a redes sociais alternativas, é possível conhecer diversas opções que podem ser ainda mais interessantes do que o Facebook, uma vez que consideram os interesses de diferentes usuários, que podem se dividir entre literatura, criação de conteúdo e até ambientes virtuais que remetem ao Orkut e são ideais para quem tem saudade dos tempos antigos.

Redes sociais alternativas ao Facebook

Hello

Essa rede social alternativa é excelente para qualquer entusiasta do Orkut, uma vez que seu criador é ninguém mais, ninguém menos do que Orkut Buyukkokten. O Hello está disponível somente no formato mobile, através de aplicativos que podem ser baixados tanto na App Store quanto na Google Play. Através dele, o usuário pode se conectar com pessoas com as quais têm interesses em comum, seguir perfis, publicações e, além de tudo, saber exatamente quem visitou o seu perfil, função que faz falta no Facebook.

O Hello também indica usuários com base em suas "paixões", ou seja, interesses em determinadas áreas. Elas devem ser informadas por você no momento de seu cadastro na rede e serão usadas como base para sugerir novas amizades. Interessante, não?

Página inicial do Hello, rede social alternativa ao Facebook (Captura de tela: Ariane Velasco)

Vero

Procurando por uma rede social alternativa sem anúncios? A Vero é ideal para você. Além da falta de anúncios, ela também permite que as publicações sejam organizadas em ordem cronológica e não através de algoritmos.

O usuário pode utilizar a rede para compartilhar fotos e vídeos, recomendar músicas, filmes e livros. A rede social está disponível na App Store e Google Play.

Vero, outra opção de rede social alternativa ao Facebook e livre de anúncios (Captura de tela: Ariane Velasco)

Skoob

Se o que você procura é uma rede social onde possa compartilhar todo o seu amor pelos livros, já pode criar sua conta no Skoob. Nele, é possível trocar experiências com outras pessoas sobre os livros que você já leu, receber recomendações de novos títulos e também criar uma lista com todas as suas obras favoritas.

Para quem gosta de discutir sobre todos os aspectos de uma leitura, seja ela filosófica ou não, existem fóruns de discussão em todo lugar na rede. O aplicativo pode ser baixado na App Store e, diferentemente das redes sociais alternativas listadas acima, o Skoob também pode ser usado pelo navegador da web.

Skoob, rede social para leitores (Captura de tela: Ariane Velasco)

Hi5

Essa rede social alternativa ao Facebook consegue ser ainda mais antiga do que ele. Fundada em 2003, ela possui ferramentas comuns a todos que costumam usar sites para fazer novas amizades: depois de criar seu perfil, você pode interagir com outros usuários através do compartilhamento de mídias e também curtindo ou comentando publicações.

Tudo conforme manda o protocolo, sem muitas inovações. Por isso, se você simplesmente se cansou do layout do Facebook ou dos contatos que já tem lá, ela pode ser uma boa opção, uma vez que está disponível em 15 idiomas e oferece suporte para smartphones Android, iOS e para a web.

Hi5, uma boa rede social alternativa, porém com muitos anúncios (Captura de tela: Ariane Velasco)

Ello

A Ello é outra rede social alternativa completamente livre de anúncios. Criada em 2013, ela reúne criadores de conteúdo que compartilham ideias com amigos e colegas de profissão, mas também pode ser usada por pessoas que desejam somente respirar novos ares. Para começar a usá-la, basta fazer o download do app sem seu smartphone Android ou iOS, ou criar sua conta na web.

Ello, rede social para artistas (Captura de tela: Ariane Velasco)

VK

A VK é uma rede social russa que possui as mesmas ferramentas do Facebook, mas pode ser útil para expandir os horizontes e conhecer novas pessoas ao redor do mundo. A popularidade do site no Brasil não é tão alta, embora ele também esteja disponível em português.
Até mesmo a interface do VK lembra muito a do Facebook.

Nele, é possível acessar grupos sobre diversos assuntos, jogar, postar fotos, vídeos, acessar mensagens e até vender produtos. Algumas empresas já aderiram à rede para expandir seu público.

Baixe a rede no smartphone Android, iOS ou acesse pelo navegador.

VK, rede social russa alternativa ao Facebook (Captura de tela: Ariane Velasco)

MySpace

Vai dizer que você não se lembra dele? Queridinho no início dos anos 2000, o site reformulou sua interface e a deixou muito mais bonita que a do Facebook. Voltado para quem curte ter acesso ao melhor conteúdo em cultura pop, o site permite acessar músicas, vídeos e também fazer amigos com gostos em comum. O site não oferece suporte para smartphone, só pela web.

Versão repaginada do MySpace (Captura de tela: Ariane Velasco)

Orkuti

Com saudades do Orkut? O Orkuti é uma rede social alternativa que foi criada na mesma semana em que sua inspiração - o site oficial - foi oficialmente extinto. Ele está disponível na web e conta com milhares de usuários em diversos países.

Com saudade do Orkut? Experimente o Orkuti! (Captura de tela: Ariane Velasco)

Tumblr

Se você foi adolescente entre os anos 2010 e 2015, provavelmente teve um Tumblr preto e branco ou dedicado à sua banda favorita. Hoje em dia, a rede social se modernizou e está disponível também para smartphones (Android/iOS), mas sua finalidade continua a mesma: postar imagens, vídeos e links a fim de interagir com outros usuários sobre interesses em comum.

Tumblr, uma boa opção de rede social alternativa ao Facebook (Captura de tela: Ariane Velasco)

E você, tem conta em alguma dessas redes sociais alternativas? O que acha delas? Conte pra gente nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.