Publicidade

O que aconteceu com a Hello, o "ex-novo Orkut"?

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

A Hello, plataforma social criada por Orkut Büyükkökten após o fim da rede que levava seu nome, foi desativada em abril de 2022 depois de seis anos de operação. Desde então, uma mensagem no site oficial informa que a equipe está trabalhando em algo melhor e pede aos usuários que deixem seus e-mails para receber novidades — mas será que a Hello pode retornar com novo nome ou formato?

Em entrevista ao Canaltech em novembro do mesmo ano, o fundador da plataforma contou que lançou a Hello Network “como um teste beta no Brasil, que era mais um projeto transicional para entender qual é o tipo de engajamento que é saudável e une as pessoas”.

No mesmo papo, Büyükkökten confirmou o desenvolvimento de um novo produto a partir do conhecimento adquirido com a Hello.“Nós aprendemos muito, quantitativamente e qualitativamente, e vamos usar essa experiência para criar algo novo”, revelou.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Uma nova rede social Hello ou um novo Orkut?

No mesmo mês em que a Hello foi desativada, o site do antigo Orkut foi atualizado com uma mensagem de Büyükkökten reafirmando que ele trabalha em algo novo. O texto do fundador foi o suficiente para gerar especulações de que o Orkut voltaria com nova cara. “Oficialmente, não posso dizer que o Orkut.com está voltando”, contou o executivo ao Canaltech.

Na carta publicada no site, o criador expressa sua preocupação com as práticas em outras redes sociais, com os discursos de ódio e desinformação e a falta de conexões positivas e genuínas.

“Nossas ferramentas online devem nos servir, não nos dividir. Elas devem proteger nossos dados, não vendê-los. Elas devem nos dar esperança, não medo e ansiedade. A melhor rede social é aquela que enriquece sua vida, mas não a manipula”, escreve Orkut.

O fundador encerra sua carta aos usuários em tom otimista, acreditando no poder das conexões entre as pessoas e na importância de uma rede social saudável. Assim como a página da Hello, o site do Orkut também oferece um campo para os visitantes deixarem seus e-mails para receber novidades em primeira mão.