Publicidade

Qual foi a primeira rede social da história?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 04 de Janeiro de 2022 às 17h40

Link copiado!

natanaelginting/freepik
natanaelginting/freepik

A Classmates é considerada a primeira rede social da história, lançada em dezembro de 1995. O site era voltado para reunir estudantes de diversas escolas nos Estados Unidos e oferecia acesso a dezenas de arquivos de anuários desde a década de 1920 até os anos de 1980. Fundado por Randy Conrads, a plataforma ganhou recursos como perfis de membros e listas de amigos, o que a deixou ainda mais alinhada ao conceito de rede social.

A empresa criadora do Classmates foi vendida para a United Online em 2004, quando foi rebatizada como Memory Lane. Nessa época, passou por uma série de controvérsias, como uma investigação do então procurador-geral de Nova York, Andrew Cuomo. A acusação era o uso de fotos e dados de cerca de 200 mil estudantes do ensino médio sem autorização dessas pessoas.

Continua após a publicidade

Apesar de ter sido uma precursora do segmento, há quem diga que a Classmates não possa ser considerada uma rede social porque o site não se identificava como tal. De fato, embora tivesse vários recursos sociais, o foco era de ser apenas uma central de dados para estudantes e não um portal de interação entre os cadastrados. Se esse for o critério utilizado, então a primeira plataforma oficial teria sido a Six Degrees.

Six Degrees foi a primeira rede social?

A Six Degrees foi o primeiro site a usar a terminologia social network, portanto se trata da iniciativa pioneira neste segmento, que começava a dar os primeiros passos. Fundado por Andrew Weinreich em maio de 1996, a página foi ao ar no ano seguinte e trouxe recursos inovadoras para a época: perfis, lista de amigos, informações sobre escola e outros detalhes.

O nome deriva da ideia de que todas as pessoas estão a "seis degraus" de outras, inclusive famosos ou personalidades inacessíveis — aquela ideia de "um amigo de um amigo de um amigo". Ou seja, há seis pessoas no caminho entre você e Bill Gates, por exemplo, daí a ideia de juntar vários usuários para possibilitar tal integração.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Embora o site tivesse chegado a reunir 3,5 milhões de cadastros, a pouca acessibilidade à internet fazia com que as redes de amizades fossem restritas e as interações bem reduzidas. A Six Degrees parece ter sido lançada muito à frente do seu tempo, pois a estrutura da web ainda era muito precária na década de 1990, o que inviabilizou a popularização pretendida.

Com conexões discadas lentas, não havia suporte para foto de perfil nem compartilhamento de conteúdos audiovisuais. Era uma época na qual quase ninguém tinha câmeras digitais, os celulares apenas faziam chamadas e os scanners de mesa eram artigo de luxo. Todas as interações eram baseadas em textos e informações inseridas nos perfis de cada usuário.

Confira o vídeo de lançamento da Six Degrees:

Continua após a publicidade

O serviço foi encerrado em 2000 e seus direitos vendidos para a YouthStream Media Networks, e isso ajudou a resgatar a primeira rede social do limbo. Hoje, a plataforma está ativa e aceita novos membros que adentrem no serviço por meio de convites. Portanto, além de ter sido a primeira rede do planeta, a Six pode ser considerada também a plataforma social mais antiga ainda em atividade.

Conceito de círculos sociais

Embora não tenha se firmado, a Six Degrees inaugurou um conceito seguido até hoje em todas as redes sociais: os círculos de amizade. Você se inscreve em uma plataforma, adiciona seus amigos e isso faz com que essas pessoas tenham acesso ao seu conteúdo publicado. Para ler os posts de outros, o usuário deve enviar uma solicitação de amizade e guardar a resposta positiva ou negativa.

Continua após a publicidade

Naquela época, não havia o conceito de personalidades públicas ou influenciadores digitais, portanto era preciso se conectar a outros para que os posts fossem exibidos. Os amigos dos seus amigos podem ver suas publicações ou adicioná-los à listagem de conhecidos, o que ajudava a expandir a rede e conectar mais gente.

Friendster, MySpace, LinkedIn e Facebook seguiram essa tendência de interconexões, a maioria com a exigência de convites como pré-requisito de entrada, e conseguiram muito sucesso. Até hoje, com exceção das plataformas de vídeos curtos como TikTok e Kwai, o modelo de círculos de amizades ainda é mantido como regra básicas para o funcionamento dos perfis.

Primeiras redes sociais do Brasil

Continua após a publicidade

No Brasil, o fenômeno das redes sociais explodiu com dois sites específicos: o Fotolog e o Orkut. No primeiro caso, o objetivo era registrar imagens do cotidiano para que seus amigos (ou crushes) comentassem, uma mistura de blog com fotografias. Não era bem uma rede social ao pé da letra, mas tinha vários recursos que foram replicados pelas plataformas sucessoras, como a listagem de amigos e o foco em imagens para gerar interações.

Já o Orkut dispensa apresentações para quem navegou na internet nos anos 2000. Lançado em janeiro de 2004, a rede social criada pelo engenheiro de software turco Orkut Büyükkökten surgiu como um projeto independente, criado enquanto estudava na Universidade Stanford, e mais tarde enquanto trabalhava no Google. Um dos diferenciais da plataforma era a necessidade de convite para adentrar, o que dava um status de clube secreto e ajudava a controlar a entrada de novos membros.

Na época, o Google havia tentado comprar o Friendster para ser sua plataforma social, mas, diante da recusa, precisou criar seu próprio sistema. Quando se deparou com o projeto criado por um dos seus funcionários, decidiu abraçar a ideia e financiar a proposta para transformar o Orkut na primeira rede social oficial da companhia.

Continua após a publicidade

O Facebook, rede mais popular do Brasil na atualidade surgiu um mês depois do Orkut, em fevereiro de 2004, mas só explodiu para o mundo no final dos anos 2000, principalmente após as diversas polêmicas envolvendo os criadores e os direitos dos usuários. Até 2006, a rede era exclusiva para alunos da Universidade de Stanford, e não havia como entrar se não fosse por convite de outras pessoas do campus.

De lá para cá, várias outras plataformas surgiram e se popularizaram no mundo inteiro, mas o conceito original de rede social permanece dividido entre o Classmates e o Six Degrees. Você chegou a conhecer alguma das redes sociais mais antigas do mundo?

Fonte: CBS, Digital Trends