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Quais foram as mudanças no código do Twitter após Elon Musk?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Fevereiro de 2023 às 18h08

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Pixabay/Montagem Canaltech
Pixabay/Montagem Canaltech
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Elon Musk publicou no seu perfil do Twitter uma lista de mudanças aplicadas no código-fonte da rede social desde que assumiu o cargo de CEO, no final de outubro de 2022. O bilionário mostrou que está por dentro da parte técnica da plataforma, indicando alguns aspectos de melhoria e os problemas encontrados.

A primeira alteração foi feita no serviço Fanout do feed "Seguindo". Segundo Musk, a ferramenta ficava constantemente sobrecarregada, o que resultava em 95% dos tuítes de Musk não entregues aos seguidores. Com a mudança, o feed teria sido otimizado para a pesquisa e não mais interrompe a fila de tuítes a serem exibidos.

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O magnata também exigiu alterações no algoritmo de recomendação do Twitter. O antigo usava uma contagem absoluta de blocos em vez de contar os blocos por percentual. Musk explicou que o modelo antigo era "problemático" porque bagunçava o sistema de recomendação e criava um vetor favorável aos ataques de negação de serviço (DDoS).

O algoritmo de recomendação do Passarinho já foi alvo de críticas por supostamente favorecer conteúdos de interesse dos gestores da rede. Junto da moderação de conteúdo, era um dos apontamentos de Musk e, principalmente, dos conservadores, que acusavam a rede de mostrar mais conteúdos com viés liberal.

Mudanças no alcance e em penalidades

A terceira mudança citada é a remoção da height penalty, uma punição que afetava fotos e vídeos. A rede social também teve aumento no número de tuítes recomendados e melhor rastreamento de conteúdos flopados (dropped tweets).

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Uma das mudanças mais polêmicas foi a remoção de um filtro que supostamente causava falsos negativos em conteúdos legítimos. Musk não entrou em detalhes, mas é provável que tenha alguma ligação com os filtros de palavras-chave ou termos indevidos usados pelo algoritmo.

Também foi removida uma penalidade que afetava usuários que seguiam autores e otimizado o alcance da ferramenta de retuíte. O retuíte em si é uma das ferramentas mais populares da rede social, porque permite dar mais alcance a conteúdos de qualidade sem o "roubo" da autoria.

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Nesta semana, Musk garante que serão lançadas uma otimização para a fonte superdimensionada e corrigido o espaçamento de parágrafo reduzido. Para estes dois lançamentos, ele não deu uma previsão oficial — por ser algo pequeno, é provável que pouca gente note.

Para 2023, é provável que muitas mudanças ainda sejam feitas, principalmente para corrigir problemas que o próprio Musk causou. Uma delas foi a fuga de metade dos grandes anunciantes, temerosos com as medidas tomadas na plataforma, o que causou um severo impacto nas contas. A outra foi a série de confusões que começou com uma demissão em massa e se seguiu com idas e vindas de recursos, gerando bugs, instabilidades e confusão.

Resta saber se o Toque de Midas do empresário vai ajudá-lo a recuperar seus US$ 44 bilhões investidos, além de trazer de volta o prestígio dos tempos áureos do Passarinho Azul.