Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Publicação no X deixa oficialmente de se chamar “tweet”

Por| 11 de Setembro de 2023 às 14h34

Link copiado!

Alexander Shatov/Unsplash
Alexander Shatov/Unsplash
Tudo sobre Twitter

A partir do fim deste mês, as publicações feitas no X (antigo Twitter) deixam oficialmente de se chamar “tweets” (ou “tuítes”, na grafia aportuguesada que está nos dicionários desde o fim dos anos 2000). A novidade está presente nos novos termos de uso da rede, que entram em vigor em 29 de setembro de 2023.

Em todo o documento, a palavra “tweet” aparece apenas duas vezes, em duas menções a “retweet”. Em geral, sempre que vai falar a respeito de uma publicação na rede o termo usado é “post”.

O fim de uma era

Continua após a publicidade

Se você é um usuário mais atento, provavelmente já percebeu que a rede vem abandonando qualquer referência Twitter e derivados desde o fim de julho, quando a rede mudou de logo e de nome e passou a se chamar X.

No dia 31 daquele mês, a plataforma começou a trocar “tweet” por “post” em todas as suas variações, alteração que agora está documentada na “constituição” da rede. Os “retuítes”, por exemplo, viraram “reposts” e por aí vai.

O mais curioso disso tudo é que Twitter chegou a virar verbo no Brasil — “tuitar” está no dicionário desde 2010, quando apareceu na 5ª Edição do Dicionário Aurélio. Por aqui, a rede deu origem também a uma ocupação, o “tuiteiro”, algo que aparece na "timeline de ocupações oriundas exclusivamente da internet" junto de blogueiro, youtuber e streamer.

Continua após a publicidade

Tudo pelo X

As mudanças no Twitter da “Era Musk” começaram oficialmente em abril deste ano, quando a empresa que controla a rede social deixou de se chamar Twitter Inc. para atender pelo nome jurídico de X Corp. A ideia do bilionário é transformar a plataforma num "superapp" com diversos serviços, como pagamentos, rede social e entretenimento.

Depois disso, a coisa foi só ladeira abaixo e está onde você vê atualmente, com o simpático passarinho azul dando vez a um X quase genérico como logo e todo um conjunto de marca altamente bem sucedido sendo jogado fora por simples desejo de Elon Musk.