Pinterest cria filtro que permite buscar por fotos de determinados tons de pele

Por Natalie Rosa | 27 de Abril de 2018 às 15h10
photo_camera Divulgação/Pinterest
TUDO SOBRE

Pinterest

A mais recente atualização do Pinterest traz novidades na hora de buscar por tons de pele, nas categorias de cabelos e beleza, para que o usuário encontre as imagens desejadas de maneira mais acertada.

A mudança foi feita após a rede social, que já conta com mais de 200 milhões de usuários, conduzir uma pesquisa sobre seu uso, descobrindo que 70% das pessoas utilizavam o serviço para buscar por inspirações de roupas e estilos para o cotidiano.

Na postagem oficial do Pinterest no Medium, a rede social conta que seus engenheiros descobriram que o processo de programação dos filtros de pesquisa não era muito efetivo na hora de detectar tons de pele, considerando condições como iluminação e sombras.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Com isso, a empresa usou o aprendizado de máquina de um aplicativo de beleza chamado ModiFace, que já conta com uma biblioteca de dados faciais para serem usados pela inteligência artificial. Então, os algoritmos foram treinados para não ler a pele branca com sombras escuras como peles negras, entre outros erros que, até então, eram cometidos.

Outra falha descoberta pelo Pinterest foi que as pesquisas por tons de pele não eram armazenadas e não influenciavam os anúncios exibidos a esses usuários. Para a rede social, a mudança é apenas o primeiro passo no desenvolvimento de pesquisas mais abrangentes.

O recurso começa a ser disponibilizado nesta semana em versão beta.

Fonte: Pinterest

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.