Pinterest ganha novo recurso para ajudar você a escolher um novo penteado
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco | •

O Pinterest é uma rede social muito usada para inspirar pessoas em diversas atividades: decoração, viagens, maquiagem e, claro, cabelos. É justamente neste último que a plataforma decidiu apostar para o lançamento de uma ferramenta de pesquisa, com o objetivo de trazer maior ênfase para a chamada beleza inclusiva.
- Pinterest traz novo modelo de publicidade ao Brasil
- Pinterest incrementa recursos dedicados a quem quer ganhar dinheiro no site
- Pinterest lança fundo para remunerar criadores de conteúdo
Os filtros de busca do site agora permitem pesquisar por seis tipos de cabelo variados: penteados protetores, crespos, cacheados, ondulados, lisos e raspados/careca. A ideia é associar essas categorias a termos genéricos de busca, como “penteados de verão”, “cabelo glamouroso” ou “penteados para cabelo curto”, para oferecer resultados mais precisos. Por exemplo: você pode ter cabelo crespo e querer tendências de penteados alongados, portanto não faria sentido exibir um corte liso estilo chanel.
Segundo o Pinterest, os filtros por tipo de cabelo são uma demanda constante dos usuários. A maioria das pesquisas é personalizada: “penteados protetores com cabelo natural torcido” ou “melhores cortes para cabelo ondulado grosso” são ótimos exemplos. Somente no último mês, foram mais de 120 milhões de buscas acerca do tema e cinco bilhões de Pins criados.
Essa nova tecnologia é derivada do recurso que focava em gama de tons de pele, lançado pela plataforma em 2018 e com ótima receptividade no mercado. Na época, a empresa usou o aprendizado de máquina de um aplicativo de beleza chamado ModiFace para treinar o algoritmo, o que evitaria erros como considerar uma pele branca com sombras escuras como pele negra e outros erros similares.
Trabalho alinhado ao público
Para o resultado ideal, a plataforma garante ter trabalhado em parceria com criadores de conteúdo BIPOC (pessoas negras, indígenas e não brancas) para entregar um produto realmente utilitário a esse público. Foi o caso da estilista editorial de cabelos e diretora artística global da Amika, Naeemah LaFond, que contribuiu para a experiência geral do usuário e a linguagem usada no produto.
“Essa nova ferramenta será um marco muito necessário para a equidade racial no mundo da codificação. Só a simples ideia de que não preciso me esforçar duas vezes mais para encontrar um penteado devido ao meu tipo de cabelo já é uma revolução. Tenho certeza de que, nos próximos anos, encontraremos formas de melhorar ainda mais o processo, mas estou animada porque, com o Pinterest, fizemos um avanço gigantesco”, explica LaFond.
O novo recurso está disponível no aplicativo para iOS e Android e liberado inicialmente nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Irlanda, no Canadá, na Austrália e na Nova Zelândia. Outros países devem receber a novidade nos próximos meses, mas ainda não há uma previsão de quando as ferramentas devem desembarcar por aqui. Considerando a diversidade do povo brasileiro, os filtros de pesquisa do Pinterest tem tudo para fazer um imenso sucesso no Brasil.