Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook Reels ganha 4 novos recursos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Março de 2023 às 17h05

Link copiado!

Szabo Viktor/Unsplash. Montagem: Canaltech
Szabo Viktor/Unsplash. Montagem: Canaltech
Tudo sobre Facebook

A Meta anunciou um conjunto com quatro novidades para o Reels no Facebook, tais como o aumento no limite de tempo e a transformação das Lembranças em vídeo. Também deve chegar à rede social um recurso para sincronizar conteúdos de vídeos com as batidas em movimento e os modelos pré-fabricados.

Confira a seguir as quatro novidades que desembarcaram no Facebook Reels nesta sexta-feira (3).

4. Reels de 90 segundos

Continua após a publicidade

Os Reels de 90 segundos são a primeira adição do Facebeook. Antes, os conteúdos estavam limitados a 60 segundos, mas agora poderão explorar 30 segundos adicionais nos vídeos curtos.

Essa ferramenta vai oferecer a criação de materiais mais longos, como receitas, tutoriais ou dicas. Muitos criadores acabam não conseguindo encaixar seus conteúdos em tempos curtos demais, por isso o tempo extra pode fazer diferença.

3. Lembranças como Reels

Continua após a publicidade

As Lembranças, um dos recursos mais populares da plataforma, também serão compatíveis com o Reels. Você poderá criar um vídeo com apenas um toque a partir das suas mídias publicadas no passado.

Um botão logo abaixo da recordação do dia passará a sugerir o compartilhamento como post, que já existe há muitos anos, ou como Reel. Ao tocar ali, a pessoa é automaticamente direcionada para a tela de criação do vídeo.

2. Sincronize seu vídeo com a batida

Continua após a publicidade

Chamada anteriormente de "Sincronização de Som", o Grooves é a nova aposta do Facebook para gerar vídeos alinhados às batidas das músicas. A ferramenta usa a tecnologia visual beat para alinhar e sincronizar automaticamente movimentos do vídeo com o ritmo da canção usada no vídeo.

Este é um recurso muito popular nos vídeos curtos, mas que precisava ser feito manualmente, o que dava muito trabalho. Com o Grooves, qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento em edição de vídeos, poderá criar seu conteúdo musical com facilidade.

1. Modelos prontos

Continua após a publicidade

Por fim, desembarca no Facebook um recurso mais antigo do Instagram: os Modelos. Trata-se de alguns layouts prontos que permitem apenas encaixar suas mídias nos clipes. Você pode pegar um vídeo maior e cortá-lo para caber nos segundos daquele molde, se quiser.

Esta é mais uma adição para favorecer quem tem menos familiaridade com a edição profissional de vídeos. Além de facilitar o trabalho, ainda permite acompanhar as trends, já que esses modelos são criados pelos próprios usuários com o que está em alta.

Quando chegam as melhorias do Reels no Facebook?

Continua após a publicidade

Este pacotão já estava disponível para alguns usuários desde 2022, mas chega oficialmente ao Brasil agora. Os recursos estão liberados para usuários do Facebook no iOS e devem chegar ao Android em breve — mas ainda sem uma data definida.

Segundo o Facebook, o objetivo é tornar a plataforma melhor para o criador exercer sua "criatividade, crescer seu público e impulsionar sua carreira". O formato de vídeos curtos já faz bastante sucesso no Instagram e agora tenta replicar isso na rede social criada por Mark Zuckerberg.

Dados do serviço apontam que as reproduções de Reels no Facebook e no Instagram mais que dobraram no ano passado. Já os compartilhamentos também dobraram nos últimos seis meses, o que indica um crescimento no engajamento do usuário. No começo de fevereiro, o Facebook celebrou a marca de 2 bilhões de usuários ativos diariamente, indo contra todas as previsões de queda nos acessos.