Facebook Reels ganha 4 novos recursos
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco | •
A Meta anunciou um conjunto com quatro novidades para o Reels no Facebook, tais como o aumento no limite de tempo e a transformação das Lembranças em vídeo. Também deve chegar à rede social um recurso para sincronizar conteúdos de vídeos com as batidas em movimento e os modelos pré-fabricados.
- Facebook e Messenger ganham bate-papo de comunidade no Brasil
- As pessoas estão deixando de acessar e postar no Facebook?
Confira a seguir as quatro novidades que desembarcaram no Facebook Reels nesta sexta-feira (3).
4. Reels de 90 segundos
Os Reels de 90 segundos são a primeira adição do Facebeook. Antes, os conteúdos estavam limitados a 60 segundos, mas agora poderão explorar 30 segundos adicionais nos vídeos curtos.
Essa ferramenta vai oferecer a criação de materiais mais longos, como receitas, tutoriais ou dicas. Muitos criadores acabam não conseguindo encaixar seus conteúdos em tempos curtos demais, por isso o tempo extra pode fazer diferença.
3. Lembranças como Reels
As Lembranças, um dos recursos mais populares da plataforma, também serão compatíveis com o Reels. Você poderá criar um vídeo com apenas um toque a partir das suas mídias publicadas no passado.
Um botão logo abaixo da recordação do dia passará a sugerir o compartilhamento como post, que já existe há muitos anos, ou como Reel. Ao tocar ali, a pessoa é automaticamente direcionada para a tela de criação do vídeo.
2. Sincronize seu vídeo com a batida
Chamada anteriormente de "Sincronização de Som", o Grooves é a nova aposta do Facebook para gerar vídeos alinhados às batidas das músicas. A ferramenta usa a tecnologia visual beat para alinhar e sincronizar automaticamente movimentos do vídeo com o ritmo da canção usada no vídeo.
Este é um recurso muito popular nos vídeos curtos, mas que precisava ser feito manualmente, o que dava muito trabalho. Com o Grooves, qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento em edição de vídeos, poderá criar seu conteúdo musical com facilidade.
1. Modelos prontos
Por fim, desembarca no Facebook um recurso mais antigo do Instagram: os Modelos. Trata-se de alguns layouts prontos que permitem apenas encaixar suas mídias nos clipes. Você pode pegar um vídeo maior e cortá-lo para caber nos segundos daquele molde, se quiser.
Esta é mais uma adição para favorecer quem tem menos familiaridade com a edição profissional de vídeos. Além de facilitar o trabalho, ainda permite acompanhar as trends, já que esses modelos são criados pelos próprios usuários com o que está em alta.
Quando chegam as melhorias do Reels no Facebook?
Este pacotão já estava disponível para alguns usuários desde 2022, mas chega oficialmente ao Brasil agora. Os recursos estão liberados para usuários do Facebook no iOS e devem chegar ao Android em breve — mas ainda sem uma data definida.
Segundo o Facebook, o objetivo é tornar a plataforma melhor para o criador exercer sua "criatividade, crescer seu público e impulsionar sua carreira". O formato de vídeos curtos já faz bastante sucesso no Instagram e agora tenta replicar isso na rede social criada por Mark Zuckerberg.
Dados do serviço apontam que as reproduções de Reels no Facebook e no Instagram mais que dobraram no ano passado. Já os compartilhamentos também dobraram nos últimos seis meses, o que indica um crescimento no engajamento do usuário. No começo de fevereiro, o Facebook celebrou a marca de 2 bilhões de usuários ativos diariamente, indo contra todas as previsões de queda nos acessos.