Publicidade

Orkut vai voltar? Criador da rede atualiza site e promete novidades

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 28 de Abril de 2022 às 09h40

Link copiado!

Divulgação/Orkut
Divulgação/Orkut

O Orkut pode voltar a existir de alguma forma em breve. O antigo endereço do site orkut.com foi reativado e contém um comunicado assinado pelo criador da plataforma, Orkut Büyükkökten, que diz estar construindo algo novo e pretende apresentá-lo ao mundo em breve.

A rede social Orkut foi lançada em 2004 e acumulou cerca de 30 milhões de usuários no Brasil. Nela, usuários podiam compartilhar um pouco da própria vida num estilo diferente das redes de hoje, com as conversas centradas em comunidades no melhor estilo fórum.

Continua após a publicidade

Em 2014, porém, a plataforma foi desligada pelo Google. Na época, a empresa dizia que iria focar esforços no crescimento do YouTube, do Blogger e do esquecido Google+ (também aposentado anos depois). Embora a rede social já não estivesse em seus melhores dias, deixou muita gente com saudade da interface, passatempos e dinâmica de interação entre pessoas, como depoimentos, comunidades e joguinhos.

No comunicado publicado em orkut.com, Büyükkökten se diz “otimista” e afirmou acreditar “no poder da conexão para mudar o mundo”. Ele mencionou que as redes sociais atuais dividem as pessoas, mas que gostaria de construir algo enriquecedor, capaz de estabelecer conexões duradouras com outras pessoas. “Eu quero ajudá-lo a fazer isso com todo o meu coração”, disse.

“Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo seja um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais”, registrou em outro trecho da mensagem. Em seguida, ele afirmou estar construindo “algo novo” e prometeu dar mais novidades “em breve”.

Mais uma rede social?

Continua após a publicidade

Embora Büyükkökten não tenha mencionado, essa não é a primeira tentativa dele de emplacar com uma nova rede social. Em 2016, ele lançou a Hello, uma plataforma com dinâmica bem semelhante ao Orkut, mas disposta de uma forma mais moderna.

A Hello, porém, não conseguiu números muito interessantes — ela acumulava praticamente 1 milhão de usuários no mundo inteiro. No ano passado, o projeto recebeu a versão 3.0, uma grande atualização em interface, usabilidade e interatividade.

Contudo, aparentemente a injeção de recursos não foi suficiente para fazer a Hello crescer e, este ano, a plataforma foi desativada. O site oficial da rede foi substituído por um comunicado breve, com visual bem semelhante à mensagem publicada em orkut.com, e alega “não ser um adeus”, mas um “até breve”.

Continua após a publicidade

Nada confirmado

Não existem garantias de que Büyükkökten colocará o Orkut para funcionar outra vez — isso também seria algo bastante complicado, uma vez que boa parte dos direitos sobre a rede são detidos pelo Google. Porém, alguma novidade importante para os mais saudosos deve ser divulgada em pouco tempo. Ao final do comunicado, há um campo para inserir o próprio e-mail e acompanhar as notícias em primeira mão.

Fonte: Orkut