O que é Pixel do Facebook? | Guia Prático
Por Thiago Furquim | Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Abril de 2023 às 19h00
Uma das ferramentas mais importantes para pessoas e empresas realizarem publicidade no Facebook é o Pixel. A sua utilização pode potencializar resultados em campanhas de Facebook Ads e gerar um aumento em vendas de produtos e serviços.
O que é o Pixel do Facebook?
Também conhecido como Pixel da Meta, o Pixel do Facebook é um código de rastreamento gerado no Gerenciador de Negócios (Facebook Business) e adicionado nas páginas de um site, aplicativo, CRM e outras fontes para mensurar conversões, otimizar anúncios e personalizar o público ideal.
Ou seja, o pixel coleta informações sobre a atividade dos seus visitantes, como as páginas que eles visualizam, as ações que realizam e as compras que fazem. Essas informações são então enviadas de volta ao Facebook e podem ser utilizadas para:
- Garantir que seus anúncios serão exibidos para o público adequado;
- Descobrir novos clientes ou indivíduos que tenham visitado uma página específica ou realizado uma ação desejada em seu site;
- Aumentar suas vendas;
- Utilizar o lance automático para atingir pessoas com maior probabilidade de realizar uma ação desejada, como efetuar uma assinatura;
- Avaliar os resultados de seus anúncios.
Como configurar o Pixel do Facebook
Para configurar o Pixel do Facebook com sucesso, é necessário utilizar um computador e cumprir duas condições importantes: possuir uma fonte de dados do seu negócio (site, aplicativo, CRM) e atualizar o código-fonte. Veja:
- Acesse a página do Gerenciador de Eventos (facebook.com/events_manager);
- No painel lateral, clique em "+";
- Selecione a fonte de dados para o pixel
- Clique em "Conectar";
- Siga as instruções na tela para obter o código do pixel.
Como instalar o Pixel do Facebook em um site
Caso você tenha configurado a fonte de dados do Pixel do Facebook como "Web", poderá utilizá-lo em seu site para compartilhar atividades online, como visualização de conteúdo, adição de produtos ao carrinho e compras.
Se houver um desenvolvedor trabalhando em seu site, basta solicitar a ele que insira o código do pixel no código-fonte da página. Caso contrário, é possível realizar essa tarefa manualmente seguindo as instruções abaixo:
- Entre na página do Gerenciador de Eventos;
- No painel lateral, clique em "Fonte de dados";
- Selecione o pixel que você quer configurar;
- Clique em "Continuar" para prosseguir com a configuração do pixel;
- Em "Adicionar manualmente o código do pixel ao site", clique em "Instalar o código manualmente";
- Copie o código de base do pixel.
Lembre-se que o código do pixel consiste em um fragmento de código JavaScritp que deve ser adicionado à seção de cabeçalho do site.
Como excluir o Pixel do Facebook
Pode ser uma boa ideia excluir o Pixel se você não estiver mais utilizando esse elemento em suas campanhas publicitárias ou em seu site. É importante removê-lo para evitar que ele ocupe espaço desnecessário no Gerenciador de Eventos.
No entanto, não é possível excluir um pixel diretamente na plataforma do Facebook. Uma alternativa possível para reutilizá-lo é mudar o nome do pixel e realizar novas configurações de negócio na sua conta. Veja:
- Entre no Gerenciador de Eventos;
- No painel lateral, vá em "Fonte de Dados";
- Selecione o pixel que você fazer alterações;
- Clique no ícone de lápis para alterar o nome;
- Clique em "Adicionar eventos" para configurar em uma nova página.
E se você quer manter suas redes sociais conectadas para ampliar a interatividade e o alcance da sua empresa com clientes, veja como conectar o WhatsApp Business ao Facebook e Instagram.