Publicidade

O que é Instagram?

Por  • Editado por Douglas Ciriaco |  • 

Compartilhe:
Pramod Tiwari/Unsplash
Pramod Tiwari/Unsplash
Tudo sobre Instagram

Instagram é uma plataforma de mídia social focada no compartilhamento de fotos e vídeos, lançada em 6 de outubro de 2010 por Kevin Systrom e Mike Krieger. Originalmente disponível apenas para iOS e limitada para fotos em formato quadrado, a rede rapidamente ganhou popularidade e alcançou um milhão de usuários em apenas dois meses após o seu lançamento. 

Em abril de 2012, o Instagram ganhou suporte para o Android e, no mesmo mês, foi adquirido pelo Facebook (agora Meta) por aproximadamente US$ 1 bilhão em dinheiro e ações. Na época, a rede social somava 30 milhões de usuários ativos, mas o público continuou crescendo ao longo dos anos — em 2024, a plataforma superou a marca de 2 bilhões de pessoas todos os meses.

Recursos do Instagram

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O Instagram permite que as pessoas criem contas gratuitas para compartilhar fotos e vídeos, editar conteúdos com filtros e ferramentas de edição, e interagir com posts de outros usuários por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos. 

Entre as principais seções do Instagram estão:

  • Feed: onde as pessoas podem ver as publicações de contas que seguem;
  • Stories: espaço para compartilhar fotos e vídeos que desaparecem após 24 horas;
  • Reels: seção de vídeos curtos e dinâmicos, semelhante ao TikTok;
  • Mensagens diretas: espaço para comunicação privada entre as pessoas.

Para que serve o Instagram

Inicialmente criado para compartilhar fotos, o Instagram evoluiu para uma ferramenta multifuncional que atende tanto pessoas comuns quanto empresas. Indivíduos podem compartilhar momentos do dia a dia, explorar conteúdos por meio de hashtags e localizações, e interagir com uma rede global de contas e perfis.

Já as empresas podem utilizar a plataforma para ações de marketing, vendas e engajamento com o público, além de contar com ferramentas de análise e publicidade oferecidas pelo Instagram.

A rede social também é utilizada por celebridades e influenciadores para construir e manter sua presença digital, promover produtos e serviços, engajar com seus seguidores e criar conteúdo exclusivo que atrai e retém a atenção do público. Com a capacidade de alcançar milhões de pessoas, eles utilizam a plataforma para campanhas de marketing, parcerias com marcas e até mesmo para lançamentos de produtos próprios.

Continua após a publicidade

Marcos e curiosidades do Instagram

Vários fatos e curiosidades marcam a história do Instagram — conheça alguns marcos da rede social:

  • Origem do Nome: o nome Instagram é uma combinação das palavras "instant camera" e "telegram";
  • Primeira Foto: a primeira foto foi postada pelo cofundador Kevin Systrom, com o registro do seu cachorro;
  • Foto mais curtida: a publicação de Lionel Messi com fotos da comemoração da vitória na Copa do Mundo 2022 superou 75 milhões de curtidas;
  • Pessoa mais seguida: o jogador de futebol Cristiano Ronaldo lidera a lista das pessoas mais seguidas no Instagram, com mais de 630 milhões de seguidores;
  • Popularidade do app: em 2024, o Instagram se mantém como o quarto aplicativo de mídia social mais popular em termos de usuários ativos em todo o mundo, atrás apenas do Facebook, YouTube e WhatsApp;
  • Países com mais usuários: o país com maior quantidade de contas ativas no Instagram é a Índia, com mais de 360 milhões de usuários, seguido pelos Estados Unidos (170 mi) e Brasil (135 mi);
  • Lugares mais marcados: entre os locais mais marcados em publicações no Instagram estão Times Square, em Nova York, e a Torre Eiffel, em Paris;
  • Atividades nos Stories: lançado em agosto de 2016 e inspirado no sucesso do Snapchat Stories, o Instagram Stories permite compartilhar fotos e vídeos que expiram após 24 horas — atualmente, o recurso possui mais 500 milhões de atualizações diárias;
  • Mudança de foco: originalmente focado em fotos, o Instagram passou a priorizar vídeos com o lançamento de seções como IGTV e Reels;
  • IGTV: em junho de 2018, o Instagram lançou o IGTV, um aplicativo para vídeos mais longos para competir com o YouTube. Porém, a seção perdeu espaço para os Reels;
  • Reels: lançado em 2020, o Instagram Reels permite criar vídeos curtos e dinâmicos, com o objetivo de competir diretamente com o formato consolidado pelo TikTok;
  • Recursos business: as contas comerciais foram introduzidas em 2016, permitindo que empresas acessem análises detalhadas e utilizem recursos publicitários;
  • Bom para os negócios: dados da rede social mostram que 90% das pessoas no Instagram seguem uma empresa. Com mais de 200 milhões de negócios na plataforma, os usuários podem se engajar e apoiar suas marcas favoritas;
  • Pesquisa por produtos e serviços: segundo a companhia, 62,4% das pessoas usam o Instagram para pesquisar produtos e serviços, o que torna a plataforma atraente para empresas que desejam alcançar novos clientes.
Continua após a publicidade

Veja também como criar uma conta no Instagram e como usar a rede social no PC.