Qual a diferença entre conta profissional e pessoal do Instagram

Qual a diferença entre conta profissional e pessoal do Instagram

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 25 de Abril de 2021 às 16h00
jannoon028/Freepik

Qualquer usuário do Instagram pode alternar entre uma conta profissional ou pessoal na rede social. A plataforma disponibiliza uma série de ferramentas e possibilidades adaptadas para perfis empresariais ou criadores de conteúdo, que não estão disponíveis em contas pessoais. Quer saber a diferença entre cada uma? Veja a seguir!

Instagram: diferenças entre conta profissional e pessoal

Conta pessoal

O perfil pessoal do Instagram oferece todas as funções básicas da rede social, como a publicação de fotos e vídeos no Feed, Stories, Reels ou IGTV. Apenas em contas pessoais é possível tornar um perfil privado. Entretanto, não há acesso para ferramentas de monitoramento de audiência ou de desempenho das publicações. Toda conta criada na rede social, por padrão, é uma conta pessoal. Para alterá-la ao nível profissional, é necessário realizar esse processo pelas configurações.

Conta profissional (empresarial ou para criadores de conteúdo)

Contas comerciais possuem acesso a estatísticas sobre desempenho na rede social (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

As contas profissionais do Instagram contam com um pacote amplo de ferramentas exclusivas para criação de publicações, anúncios e acompanhamento de estatísticas. A rede social oferece a aba "Insight", com informações sobre alcance de publicações, gráficos com evoluções de seguidores e interações, além da divisão de dias e horários com melhor desempenho de postagens criadas. É uma função importante para marcas e criadores de conteúdos, auxiliando a entender o comportamento da audiência.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Botões de ação são exclusivos para contas comerciais (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Além dos Insights, o Instagram disponibiliza recursos exclusivos para a conta. É possível, por exemplo, incluir botões de ação no perfil, habilitar o Instagram Shopping para vender produtos e configurar respostas automáticas para comentários e mensagens enviadas pelo Direct. Quem possui uma conta profissional também recebe acesso ao Creator Studio, que permite o agendamento de publicações.

Por fim, anúncios e publicações patrocinadas também são recursos exclusivos de contas profissionais. A rede permite integração com o Facebook para o disparo de publicações impulsionadas de acordo com o público filtrado.

Utilize a segmentação do Instagram para ajustar o perfil (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Instagram oferece duas opções de contas profissionais: para empresas ou criadores de conteúdo. Ao migrar de um perfil pessoal, o dono da conta precisa escolher entre as duas opções e informar uma categoria. É importante ressaltar que qualquer perfil pode ser convertido para uma conta profisisonal, mas apenas contas pessoais podem ser marcadas como privadas na rede social.

Você usa conta profissional do Instagram? Comente o que acha das funções!

Fonte: Instagram

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.