Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

10 novos recursos mais legais do Instagram em 2023

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Dezembro de 2023 às 08h00

Link copiado!

dlxmedia.hu/Pexels
dlxmedia.hu/Pexels
Tudo sobre Instagram

O Instagram é a rede social mais querida pelos brasileiros e a cada ano lança novidades que ajudam a reter os usuários na plataforma. Em 2023, o app disponibilizou vários recursos para auxiliar na produção de Reels e compartilhar conteúdos de diferentes formas com amigos.

Melhores novidades do Instagram em 2023

O Canaltech separou as 10 principais novidades anunciadas pelo Instagram no ano. Todos os recursos já estão disponíveis para a comunidade no Brasil e podem ser acessados via app para Android e iOS.

Continua após a publicidade

10. Meta Verified

O Meta Verified chegou ao Brasil em 2023 e oferece um selo de verificação para assinantes no Instagram e no Facebook, além de suporte prioritário e conteúdos exclusivos. Para assinar o serviço na rede de fotos e vídeos, é necessário pagar R$ 55 por mês.

9. Stories em grupo

A rede social facilitou a forma de marcar pessoas num Story: agora, é possível criar um grupo de usuários e mencioná-lo apenas uma vez para que todas as contas sejam destacadas. Além disso, os participantes podem usar o mesmo recurso para mencionar as pessoas em outras publicações. 

8. Música no carrossel

A opção de adicionar música no Feed já estava disponível, mas não era habilitada para publicações em carrossel. O Instagram removeu essa barreira e permite que todos os posts sejam acompanhados de uma trilha sonora.

Continua após a publicidade

7. Integração com o Threads

O Threads nasceu como uma rede vinculada ao Instagram e foi uma das principais novidades de 2023: o novo rival do X (antigo Twitter) permite posts com até 500 caracteres e destaca algumas publicações em alta no Feed. Para entrar na plataforma, basta fazer o login com as próprias credenciais do Insta.

Continua após a publicidade

6. Criador de figurinhas nos Stories

O editor de Stories recebeu uma função nativa para criar figurinhas a partir das fotos salvas do dispositivo. O recurso automaticamente identifica o objeto de destaque, remove o fundo da imagem e cria um sticker para as futuras publicações. 

5. Notas mais poderosas

Continua após a publicidade

A rede social lançou o recurso de notas no final do ano passado para incluir recados rápidos na aba de mensagens diretas. A ferramenta foi reforçada neste ano com suporte a vídeos rápidos e músicas — o resultado lembra o saudoso subnick do MSN Messenger.

4. Baixar Reels pelo app

Finalmente, o Instagram permite baixar vídeos do Reels sem gambiarra: o aplicativo incluiu uma função nativa para fazer o download de posts públicos e salvá-los com uma marca d’água similar ao TikTok. Antes, era necessário usar sites de terceiros para isso.

Continua após a publicidade

3. Close Friends no Feed e nos Reels

Os Close Friends, ou Amigos Próximos, não estão mais limitados aos Stories: já é possível enviar publicações no Feed ou nos Reels destinadas apenas a um grupo seleto de pessoas que podem visualizá-lo. A novidade ajudou a segmentar ainda mais os conteúdos sem a necessidade de criar perfis secundários na rede.

Continua após a publicidade

2. Até cinco links na bio

A rede resolveu outro problema comum: o dos links na bio. Agora, é possível adicionar até cinco links diferentes, sem a necessidade de usar um agregador externo para concentrar as informações. Você pode usar a função para inserir contatos de outras redes sociais e páginas profissionais, por exemplo.

1. Canais de transmissão

Continua após a publicidade

Os canais de transmissão adicionaram uma nova forma de comunicação entre criadores de conteúdo e seguidores: o recurso permite criar uma conversa na qual somente um perfil envia mensagens, enquanto os seguidores podem apenas reagir com emojis e votar nas enquetes. A novidade foi bem-vinda e ajudou a fidelizar a interação com fãs na rede.

Mais retrospectivas

Você também pode conferir as novidades mais legais do WhatsApp em 2023 e as listas de melhores aplicativos do ano para Android e para iOS