Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Twitter vai permitir postagens com até 4 mil caracteres, diz Elon Musk

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 12 de Dezembro de 2022 às 09h45

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre Twitter

As publicações no Twitter terão limite de caracteres expandido de 280 para 4 mil caracteres, confirmou Elon Musk neste domingo (11). A revelação aconteceu numa thread no perfil pessoal do bilionário, quando um dos seus seguidores perguntou sobre a possibilidade do aumento acontecer.

Pensada como uma plataforma de microblogging, o Twitter originalmente permitia publicações de apenas 140 caracteres. Em novembro de 2017, o limite foi dobrado para 280, padrão mantido até agora.

Na prática, o limite de 4 mil caracteres abre espaço para criação de “textões” e tira praticamente qualquer preocupação com o tamanho de publicações ou a necessidade de criar threads (os famosos “fios”). Usuários poderão publicar ideias muito bem desenvolvidas e com tempo de leitura bem maior, semelhante ao que acontece em redes como Facebook e LinkedIn.

Continua após a publicidade

Twitter ainda será Twitter?

A possibilidade de publicações maiores pode mudar significativamente a dinâmica que compõe o Twitter. O aumento de 140 para 280 caracteres não foi tão nocivo para o padrão de postagens na rede social, abrindo espaço para elaboração de parágrafos maiores, mas ainda bem resumidos e fáceis de consumir no dia a dia, de forma rápida, no feed.

A ampliação para 4 mil caracteres, porém, rompe totalmente com a ideia de “opiniões rápidas” do Twitter, possibilitando que usuários estendam ideias por longos parágrafos.

Continua após a publicidade

Como vai ser o novo Twitter?

Elon Musk não deu detalhes acerca do novo limite de caracteres da rede, tampouco sobre como ele vai se parecer na rede social. É bastante provável que publicações maiores sejam exibidas de forma resumida, talvez com um botão “Ler mais” para abrir o texto na íntegra, caso a introdução chame a atenção do leitor.

Dessa forma, o Twitter conseguiria manter ao menos parte da sua natureza de microblogging, ao mesmo tempo que dispensa a montagem manual de threads e não lota o feed tradicional com publicações que ocupam a tela inteira. Porém, isso é só especulação.