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No rastro do TikTok, Kwai estaria planejando parceria com a NBA

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Agosto de 2021 às 18h15

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(Imagem: Divulgação/Kwai)
(Imagem: Divulgação/Kwai)

Em junho deste ano, o aplicativo chinês Kwai, concorrente direto do TikTok, conquistou os direitos de transmissão oficial das Olimpíadas sediadas em Tóquio neste ano e dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, que ocorrerão em 2022. A rede social também tem parceria com a Associação Chinesa de Basquete (CBA) e tem promovido conteúdos esportivos com mais frequência, mostrando o seu interesse pelo investimento no universo dos esportes.

Recentemente, a mídia chinesa relatou que o Kwai estaria planejando uma nova parceria com a NBA, a liga de basquete dos Estados Unidos. Segundo o portal chinês 36 kr, caso o acordo seja concretizado, a plataforma de vídeos deterá os direitos autorais de todos os conteúdos relacionados à NBA, inclusive dos jogos do passado.

Além disso, a rede social também espera explorar outros modelos de cooperação em termos de comercialização de tráfego, publicidade e live commerce, que é um modelo de vendas bastante difundido na China. Até o momento, nenhuma das partes se pronunciou sobre o assunto, mas espera-se que a conclusão do plano seja revelada até o fim do ano, apontou a imprensa chinesa.

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Atualmente, o desenvolvimento da NBA no mercado chinês está em constante crescimento. No mês passado, por exemplo, a NBA da China firmou diversas parcerias com empresas como a Tencent Music e o Citi China.

Sobre o possível acordo atual, não fica claro se a parceria envolve transmissões globais ou apenas o mercado chinês.

Kwai e o conteúdo esportivo

Em uma coletiva de imprensa anunciando o acordo das Olimpíadas, que ocorreu em Junho deste ano, o CEO da Kwai Su Hua disse que a plataforma de vídeos curtos se tornou uma comunidade online para fãs de esportes. A empresa, que abriu o capital em Hong Kong em fevereiro, agora abriga cerca de 50.000 criadores de conteúdo esportivo e mais de 150 milhões de usuários com forte interesse em futebol, basquete, boxe, corrida e esportes radicais, de acordo com Su.

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Su também revelou que a plataforma de vídeos acumulou 1 bilhão de usuários ativos mensais globalmente. De acordo com relatos da imprensa chinesa, o Kwai planeja investir US$ 1 bilhão para aumentar sua base de usuários no exterior este ano.

No Brasil, o entretenimento esportivo foi usado como uma das principais estratégias para ganhar espaço e concorrer diretamente com o TikTok, que está há mais tempo no mercado e também já firmou diversas parcerias para transmissões esportivas por aqui. O Kwai, por sua vez, fechou contratos para patrocinar o Campeonato Brasileiro e a NBB (Novo Basquete Brasil), além de parcerias com clubes e com o programa Jogo Aberto da Bandeirantes.

A plataformal ançou, ainda, o Programa de Criadores de Esporte que tem como embaixador Fred, apresentador do canal Desimpedidos, do YouTube. O projeto tem como foco incentivar criadores de conteúdo a gerarem vídeos curtos sobre temas relacionados a esportes.

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Diretor de operações internacionais do Kwai, Tony Qiu afirma que ajudar a construir personalidades na plataforma faz parte do objetivo da empresa. O executivo ressalta também que a companhia tem fundos para investir em certos tipos de conteúdo, sendo o esportes um dos temas-alvo da estratégia da plataforma.

Fonte: ExameCaixinglobal36kr