Microsoft vai tirar Twitter de central de anunciantes e irrita Elon Musk
Por Igor Almenara • Editado por Douglas Ciriaco |

A Microsoft vai remover o Twitter de sua ferramenta de gerenciamento de redes sociais para anunciantes, o Smart Campaigns with Multi-platform. A partir de 25 de abril, o serviço da MS não permitirá mais acessar a plataforma de Elon Musk, tampouco criar e gerenciar publicações por lá, o que pode gerar alguma "fuga" de anunciantes.
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Quando a mudança for implementada, o Smart Campaigns não permitirá:
- Acessar a conta do Twitter pela ferramenta de gerenciamento;
- Criar ou gerenciar rascunhos ou tuítes;
- Visualizar tuítes antigos ou métricas de engajamento;
- Agendar publicações.
A empresa ressalta que os canais de comunicação de outras redes, como Facebook, Instagram e LinkedIn, continuarão disponíveis normalmente.
Microsoft pulou do barco
Embora a Microsoft não tenha especificado os motivos para a retirada do suporte, é bem provável que ela tenha sido motivada pelo custo do acesso às APIs do Twitter. Para empresas com projetos comerciais escaláveis (que deve ser o caso da MS), o preço é negociado diretamente com a plataforma de Elon Musk e, como reportou o site Wired, o pacote mais básico chega a custar US$ 42 mil (R$ 211 mil) ao mês
A mudança da Microsoft também pode ter sido motivada por falas recentes de Elon Musk numa conferência voltada para anunciantes. O bilionário mencionou que valoriza corporações, mas que priorizaria a "liberdade de expressão".
Elon Musk quer brigar na justiça
No Twitter, Elon Musk disse que pretende brigar na justiça contra a Microsoft. "Eles treinaram ilegalmente usando dados do Twitter. É hora do processo", disse num tuíte.
Elon Musk não especificou o que a Microsoft treinou ilegalmente usando dados do Twitter, mas o termo pode ser uma referência ao treinamento de inteligência artificial. A MS não tem um modelo de IA próprio, mas é uma das principais investidoras da OpenAI, dona do ChatGPT.
Se Musk realmente vai processar a Microsoft por suposto uso indevido das APIs do Twitter, só o tempo vai dizer. Porém, o dono do Twitter não deve estar feliz com a decisão da detentora do Windows, já que ela afasta ainda mais anunciantes da rede do passarinho azul.
Fonte: Wired