Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Meta vai desbanir conta de Donald Trump no Facebook e Instagram

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 26 de Janeiro de 2023 às 14h16

Link copiado!

Gage Skidmore/Flickr
Gage Skidmore/Flickr

A Meta anunciou o "desbanimento" das contas do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump no Facebook e no Instagram. O reestabelecimento ocorre após dois anos de exclusão, prazo que havia sido revisto após apelo do Comitê de Supervisão da Meta.

Inicialmente, as plataformas tinham aplicado um banimento indefinido, mas acataram a sugestão do Comitê e reduziu a "pena". Para os integrantes do órgão, faltavam critérios mais objetivos para restauração de contas suspensas, portanto a resposta deveria ser mais proporcional.

Continua após a publicidade

Agora que o prazo chegou ao fim, o bilionário poderá voltar a usar seus perfis nas redes sociais. A medida foi a mais dura já aplicada pelo Facebook a um perfil notável, possibilitando o esclarecimento da circunstância para novos casos futuros de agitação civil e violência contínua estimulada por figuras políticas. Além disso, a plataforma também passou a avaliar sempre se o risco à segurança pública diminui em caso de suspensão.

"Sabemos que qualquer decisão que tomarmos sobre esta questão será duramente criticada. Pessoas razoáveis ​​discordarão sobre se é a decisão certa. Mas uma decisão tinha que ser tomada, então tentamos tomá-la da melhor maneira possível de forma consistente com nossos valores e o processo que estabelecemos em resposta à orientação do Conselho Fiscal", afirmou a empresa via nota.

Banimento de Trump do Facebook

Trump foi banido do Facebook e do Instagram acusado de incentivar e elogiar os ataques ao Capitólio, ocorridos em 6 de janeiro de 2021, na cidade de Washington, capital dos EUA. A empresa justificou a medida na época como uma punição necessária para evitar a articulação de novas manifestações violentas.

Continua após a publicidade

A decisão foi duramente criticada por apoiadores do ex-presidente, que a classificaram como censura. A Meta se defendeu dizendo que apenas aplicou seu regulamento que proíbe o incentivo a atos violentos.

O ex--presidente também tinha sido banido permanentemente do Twitter e de outras plataformas em decorrência dos acontecimentos. Após assumir o Passarinho Azul, o CEO Elon Musk optou por reestabelecer a conta do político, trazendo Trump de volta à plataforma.

Após os acontecimentos semelhantes aqui no Brasil, a Meta disse que tomaria uma medida para evitar a disseminação de conteúdos incentivando os ataques a prédios públicos em Brasília. Apesar disso, uma pesquisa feita por uma ONG de direitos humanos descobriu uma falha no algoritmo, que teria aprovado anúncios incentivando violência e até morte de crianças.