LinkedIn terá jogos para você interagir com seus colegas
Por Bruno De Blasi • Editado por Douglas Ciriaco |
O LinkedIn não vai mais se limitar a vagas de emprego e textões: a rede social profissional vai estrear jogos na plataforma para você ter mais um ponto de contato com as suas conexões. A novidade foi confirmada pela empresa no final de semana e contará com três títulos conhecidos como Queens, Inference e Crosslimb. A estimativa é de que o lançamento ofereça momentos de distração aos usuários, especialmente após uma jornada de trabalho cansativa.
Jogos no LinkedIn
A descoberta partiu do pesquisador de apps Nima Owji no fim de semana. Em uma publicação no X (ex-Twitter), ele compartilhou prints de três jogos em execução no site da rede social. “As empresas serão classificadas nos jogos com base nas pontuações de seus funcionários”, explicou.
Mais tarde, um porta-voz do LinkedIn contou ao portal TechCrunch que estão “brincando de adicionar jogos baseados em quebra-cabeças à experiência do LinkedIn”. A ideia é “desbloquear um pouco de diversão, aprofundar relacionamentos e, esperançosamente, gerar oportunidades para conversas”.
A equipe de comunicação da rede social ainda compartilhou imagens mais atualizadas do desenvolvimento dos jogos. Em comum, os três títulos têm a informação de quantas conexões rodaram o game e o ranking da sua empresa. As novidades vão funcionar tanto no computador, pelo navegador, quanto pelo aplicativo para celular.
O LinkedIn não informou a data de lançamento ou detalhou o funcionamento dos jogos.
Facebook e Orkut, são vocês?
Rede social profissional, o LinkedIn oferece recursos com foco na carreira e em parcerias comerciais. Esses aspectos são reforçados pela ferramenta nativa para buscar vagas de emprego e pela plataforma de cursos online para aprender ou aprimorar habilidades, além de outras funcionalidades.
Com a estreia dos jogos, a rede social da Microsoft pretende alcançar novos patamares para aprimorar as conexões entre as pessoas — e, claro, aumentar o tempo de uso para alavancar a receita. Por outro lado, o LinkedIn não é a primeira rede social a apostar em games com essa finalidade.
Além do MSN Messenger, que oferecia alguns títulos rápidos para jogar online, o Orkut implementou uma plataforma nativa de jogos que permitia interagir com seus amigos nos anos 2000. O serviço se popularizou rapidamente especialmente com BuddyPoke, Colheita Feliz e outros nomes marcantes da época.
O Facebook também ganhou muita popularidade no Brasil com a oferta de jogos nativos, incluindo os marcantes FarmVille, CityVille e Mafia Wars, perto de 2010. Contudo, com o passar dos anos, o Orkut e MSN deixaram de existir e o interesse pelos games na rede social da Meta reduziu significativamente.
Fonte: TechCrunch