Publicidade

LinkedIn supera rivais de peso e é a rede social preferida dos brasileiros

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech
Tudo sobre LinkedIn

O serviço eleito como a melhor plataforma social do 6º Prêmio Canaltech chegou como uma surpresa para muita gente. Não que o LinkedIn seja uma rede desconhecida do público, mas porque conseguiu desbancar ninguém menos que Instagram, Facebook e TikTok, consideradas as três principais plataformas do planeta.

A rede social voltada para o mercado corporativo foi a favorita do público e levou a melhor no voto popular. O serviço pertence à Microsoft e experimentou um crescimento intenso nos últimos cinco anos em várias partes do mundo.

Segundo o site DataReportal, a rede tem mais de 900 milhões de usuários no mundo inteiro, sendo 59 milhões apenas no Brasil em janeiro de 2023. Os dados colocam o país como o quarto colocado no total de usuários da rede, mas incluem apenas usuários com mais de 18 anos, portanto é provável que o número de brasileiros por lá seja ainda maior.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

LinkedIn derruba gigantes

O que mais impressionou na conquista do LinkedIn foi o fato de a rede ter derrotado o TikTok, campeã da categoria no ano passado. A rede social dos vídeos curtos parece ter se consolidado no Brasil e não para de crescer, tendo conquistado o posto de app com mais downloads no mundo pelo terceiro ano consecutivo em 2023.

Outra derrubada importante foi das duas redes sociais da Meta: Facebook e Instagram. Antes hegemônicas por quase uma década, as duas plataformas foram incapazes de enfrentar o serviço voltado para o mercado corporativo. O Twitter e o Snapchat, duas redes sociais com grande apelo nos Estados Unidos e na Europa, sequer figuram entre as queridinhas do público brasileiro.

Como a maioria dos brasileiros usa as plataformas sociais para o entretenimento, a vitória do LinkedIn no 6º Prêmio Canaltech surpreende. Estariam as pessoas mais focadas nas suas carreiras? Ou será que o formato de vídeos curtos está saturado para o público local? Fato é que algo abriu espaço para a ascensão do serviço.

Um salto para as carreiras

O LinkedIn segue firme no seu propósito ao entregar constantemente recursos inéditos. Recentemente, firmou parceria com a Sympla para a integração de eventos nas plataformas. Através da funcionalidade "Community Builder", todos os eventos publicados na Sympla podem ser facilmente integrados à rede social.

Hoje, a plataforma é considerada uma das principais estratégias na divulgação de vagas, no suporte ao trabalho de profissionais de recursos humanos e na consolidação da imagem dos chamados C-Levels — diretores, presidentes e grandes executivos de empresas. É difícil imaginar pessoas em cargos de liderança ou em busca de uma boa colocação profissional sem um perfil no LinkedIn.

Continua após a publicidade

Para conferir os outros vencedores do Prêmio Canaltech, basta acessar o site da premiação. Confira no vídeo abaixo como foi a premiação: