LinkedIn supera rivais de peso e é a rede social preferida dos brasileiros
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
O serviço eleito como a melhor plataforma social do 6º Prêmio Canaltech chegou como uma surpresa para muita gente. Não que o LinkedIn seja uma rede desconhecida do público, mas porque conseguiu desbancar ninguém menos que Instagram, Facebook e TikTok, consideradas as três principais plataformas do planeta.
A rede social voltada para o mercado corporativo foi a favorita do público e levou a melhor no voto popular. O serviço pertence à Microsoft e experimentou um crescimento intenso nos últimos cinco anos em várias partes do mundo.
Segundo o site DataReportal, a rede tem mais de 900 milhões de usuários no mundo inteiro, sendo 59 milhões apenas no Brasil em janeiro de 2023. Os dados colocam o país como o quarto colocado no total de usuários da rede, mas incluem apenas usuários com mais de 18 anos, portanto é provável que o número de brasileiros por lá seja ainda maior.
LinkedIn derruba gigantes
O que mais impressionou na conquista do LinkedIn foi o fato de a rede ter derrotado o TikTok, campeã da categoria no ano passado. A rede social dos vídeos curtos parece ter se consolidado no Brasil e não para de crescer, tendo conquistado o posto de app com mais downloads no mundo pelo terceiro ano consecutivo em 2023.
Outra derrubada importante foi das duas redes sociais da Meta: Facebook e Instagram. Antes hegemônicas por quase uma década, as duas plataformas foram incapazes de enfrentar o serviço voltado para o mercado corporativo. O Twitter e o Snapchat, duas redes sociais com grande apelo nos Estados Unidos e na Europa, sequer figuram entre as queridinhas do público brasileiro.
Como a maioria dos brasileiros usa as plataformas sociais para o entretenimento, a vitória do LinkedIn no 6º Prêmio Canaltech surpreende. Estariam as pessoas mais focadas nas suas carreiras? Ou será que o formato de vídeos curtos está saturado para o público local? Fato é que algo abriu espaço para a ascensão do serviço.
Um salto para as carreiras
O LinkedIn segue firme no seu propósito ao entregar constantemente recursos inéditos. Recentemente, firmou parceria com a Sympla para a integração de eventos nas plataformas. Através da funcionalidade "Community Builder", todos os eventos publicados na Sympla podem ser facilmente integrados à rede social.
Hoje, a plataforma é considerada uma das principais estratégias na divulgação de vagas, no suporte ao trabalho de profissionais de recursos humanos e na consolidação da imagem dos chamados C-Levels — diretores, presidentes e grandes executivos de empresas. É difícil imaginar pessoas em cargos de liderança ou em busca de uma boa colocação profissional sem um perfil no LinkedIn.
Para conferir os outros vencedores do 6º Prêmio Canaltech, basta acessar o site da premiação. Confira no vídeo abaixo como foi a premiação: