Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

TikTok é o app mais baixado do mundo pela 3ª vez, mas há surpresas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Fevereiro de 2023 às 08h00

Link copiado!

Lisa Fotios/Pexels
Lisa Fotios/Pexels
Tudo sobre TikTok

O TikTok segue como o aplicativo mais baixado do mundo pelo terceiro ano consecutivo. A rede social chinesa teve mais de 672 milhões em 2022 nas lojas de aplicativos do Android e do iOS, segundo dados da empresa de softwares Apptopia. A listagem chama a atenção pela queda do Facebook e pela ascensão de uma rede social estreante.

Curiosamente, um segundo aplicativo da ByteDance também figura no top 5. O editor de vídeos CapCut, considerado a ferramenta oficial de edição do TikTok, foi baixado mais de 357 milhões de vezes, ficando na quarta posição.

Continua após a publicidade

Entre os cinco mais baixados, a Meta aparece com destaque. O Instagram é o vice-colocado no ranking, seguido pelo WhatsApp logo atrás — mas com 124 milhões de downloads a menos. O Facebook, app com maior popularidade na década passada, hoje amarga um oitavo lugar apenas.

Além dos apps, dois games também figuram na lista de maior quantidade de downloads. O onipresente Subway Surfers (7º), presente em quase todas as listas de downloads, e o Sumble Guys (9º), cópia de Fall Guys, estão na pesquisa.

As redes sociais mais baixadas

Continua após a publicidade

Quando o assunto são redes sociais, a Meta segue no domínio diante dos concorrentes. A pesquisa da Apptopia não classifica o TikTok como mídia social, mas sim como um app de entretenimento, assim o caminho fica aberto para a empresa de Mark Zuckerberg.

Entre os 10 primeiros colocados, cinco são produtos da Meta: o Instagram é o primeiro, seguindo do WhatsApp em segundo, enquanto o Facebook ocupa a quarta colocação e o Messenger fecha a lista quíntupla, com 210 milhões de downloads. A parte curiosa é a presença do Facebook Lite na sétima posição com 151 milhões, mostrando que celulares menos potentes ainda rodam a rede social.

Estreante surpresa

Um aplicativo que surpreendeu na listagem de mídias sociais é o BeReal. Embora a plataforma exista desde 2020, foi somente no ano passado que estourou no mundo inteiro, garantindo o espaço na listagem. A rede social de posts espontâneos em momentos aleatórios do dia somou 91 milhões de downloads globalmente. É pouco se comparado com as principais rivais do mercado, mas um feito impressionante para o serviço, que conta com forte apelo ao público mais jovem.

Continua após a publicidade

O Twitter também saltou da nona posição para a sexta, possivelmente impulsionado pelo efeito Elon Musk. A rede do passarinho não vinha bem nos últimos anos, mas parece ter encontrado uma sobrevida em 2022 e ganhado mais visibilidade com a aquisição pelo bilionário dono da Tesla.

Entretenimento

No segmento de entretenimento, como já mencionado, o TikTok é o líder com folga. Mas é aqui que entram os serviços de streaming, com destaque para a Netflix na segunda posição (165 milhões de downloads). Para surpresa de todos, o YouTube só ficou na terceira colocação, o que demonstra o baque de um gigante do setor, que foi primeiro colocado durante muitos anos.

Continua após a publicidade

Na pesquisa da Apptopia do ano passado, a lista também tinha o TikTok à frente, mas Instagram e Facebook seguiam na cola. Já o WhatsApp e Telegram ocupavam a quarta e quinta posição, respectivamente. Parece que o grande perdedor até o momento é mesmo o Facebook, que vai precisar lutar para voltar ao topo.