5º Prêmio Canaltech: TikTok supera Instagram como a rede favorita do Brasil
Por Douglas Ciriaco |
Se você é um pouco mais ligado no que está em alta na internet, o vencedor como Melhor Plataforma Social do 5º Prêmio Canaltech não é uma surpresa. Isso porque o TikTok consolidou seu crescimento meteórico — experimentado em todo o planeta e especialmente no Brasil — e ficou com a preferência do voto popular.
- 5ª Prêmio Canaltech — conheça todos os vencedores
- TikTok: 10 dicas imperdíveis para você aproveitar a rede social do momento
Segundo o site DataReportal, a rede teve 74,1 milhões de usuários ativos no Brasil em janeiro de 2022. Os dados nos colocam como o terceiro país com maior número de participantes na rede, mas incluem apenas usuários com mais de 18 anos, portanto é provável que o número de brasileiros por lá seja ainda maior.
Superando (outros) gigantes
Facebook Inc. e Instagram são as maiores redes sociais do planeta e ainda seguem liderando o ranking das mais usadas por aqui, mas é inegável que o TikTok chegou para ficar e para revolucionar o mercado. Não por acaso Meta (ex-Facebook Inc.) e Google têm apostado no formato de vídeos curtos na vertical em suas plataformas.
Além disso, mesmo quem não usa a rede chinesa volta e meia cruza com conteúdo que bombou lá e foi parar em rivais como Instagram e Twitter ou viralizou no WhatsApp e no Telegram. Agora, a prova desse sucesso se confirma novamente com o voto popular do 5º Prêmio Canaltech destronando o Instagram, vencedor da edição anterior, para coroar o TIkTok como a rede social favorita do Brasil neste ano.
Curto e direto
Apesar de ter ampliado o tamanho máximo de vídeos suportados algumas vezes este ano, indício de que pretende rivalizar ainda mais com as demais plataformas do gênero, o TikTok se consagrou como a casa dos vídeos curtos. A média de duração dos vídeos mais bem sucedidos da rede foi de 47 segundos entre janeiro e agosto de 2021, revela o site ListenFirst Media, indicando que o apelo desse formato mais curto ainda é imenso.
E para muito além das dancinhas repetidas, o TikTok é um espaço amplo e diversificado do ponto de vista do tipo de material que é publicado lá. Notícias, culinária, games, humor, história, arte, música, futebol, automobilismo e esportes em geral: tudo isso e muito mais ajuda a explicar porque o TikTok caiu nas graças do público brasileiro.
Para conferir todos os vencedores da 5ª edição do Prêmio Canaltech, é só acessar o site da premiação, clicando aqui.