Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram testa ferramentas de privacidade na versão para navegador

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Fevereiro de 2022 às 07h30

Link copiado!

Guadalupe Carniel/Captura de tela
Guadalupe Carniel/Captura de tela

O Instagram trabalha em um conjunto de ferramentas para permitir que o usuário altere as configurações de privacidade para menções, postagens e guias na versão web. A novidade daria mais liberdade para quem usa a rede social no navegador e deseja se preservar da exposição desnecessária.

Um print de tela foi compartilhado pelo leaker e desenvolvedor Alessandro Paluzzi em seu perfil no Twitter. Com técnicas de engenharia reversa, Paluzzi notou o experimento no código-fonte do Instagram, o que demonstra atuação dos desenvolvedores.

Continua após a publicidade

Não está totalmente claro como cada uma das opções deve funcionar, mas dá para especular com base no que já existe no aplicativo para celular. No caso das menções, por exemplo, a opção deve impedir pessoas não autorizadas de citar o seu nome de usuário em publicações. No app para Android e iOS é possível definir se apenas pessoas que você segue ou ninguém poderá marcá-lo.

O mesmo conceito deve ser válido para as postagens, com limitações de quem terá acesso ao conteúdo. Hoje, existe a opção de limitar a visualização de Stories aos seus amigos selecionados, mas o mesmo não pode ser feito com publicações do feed. Com essa adição, o Insta poderia permitir posts apenas para um seleto grupo de usuários — algo que poderia estar vinculado a um possível sistema de assinaturas já mencionado antes.

No caso dos guias, a opção deve estar relacionada à opção de permitir ou negar que outras pessoas possam adicionar seus posts a seus respectivos guias. Quando isso é liberado, a publicação é exibida na íntegra e com o nome de usuário do autor, o que pode ser incômodo para algumas pessoas.

Por estar em fase de desenvolvimento, é impossível saber quando o recurso chegará nem se será lançado algum dia. Muitos dos testes feitos pela equipe do Instagram levam meses (ou anos) para serem entregues, sendo que alguns deles jamais veem a luz do dia.

Continua após a publicidade

Fonte: Alessandro Paluzzi