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Instagram permitirá que usuário compre produtos via mensagem direta

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Julho de 2022 às 15h12

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O CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou o lançamento de um novo recurso para permitir pagamentos pelas mensagens diretas do Instagram. A novidade vai possibilitar a venda de produtos por empreendedores individuais ou pequenas empresas pelo bate-papo da rede social.

Os interessados em comprar algo devem mandar uma mensagem via chat para a empresa qualificada sobre qual produto deseja adquirir. A transação será toda feita pelo chat: revisão, pagamento, rastreio do pedido e dúvidas sobre o envio.

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O serviço de pagamento será executado pela Meta Pay, o serviço de pagamento da companhia, e a promessa é de checkout em "poucos toques". Escolhido o produto, o vendedor cria uma ordem de pagamento e o usuário precisará apenas tocar no botão "Pagar". A partir disso, é só seguir o passo a passo na tela: adicionar o cartão de crédito, revisar as informações e adicionar o endereço de entrega.

Mesmo os perfis empresariais que não utilizam o recurso de lojas virtuais poderão vender coisas pelas mensagens diretas. Você poderá configurar um pedido, solicitar as informações do cliente e aceitar os pagamentos por ali mesmo, sem precisar direcionar para outro local e sem taxas extras. Se quiser, poderá configurar a vitrine digital para facilitar o processo de escolha e permitir compras mais rápidas.

A prática de negociar produtos é algo comum na plataforma, mas geralmente a transação ocorre fora da plataforma, em um sistema de pagamento de terceiros ou pelo e-commerce. Com a mudança, tudo seria feito pelas DMs do Instagram, com pagamento direto ao vendedor e a segurança da criptografia de ponta a ponta, evitando vazamento de dados pessoais — o vendedor não terá acesso a informações do cartão.

Por enquanto, as vendas só estão disponíveis para usuários dos Estados Unidos e em dólar americano. É provável que futuramente o Instagram expanda a funcionalidade para outras regiões, incluindo o Brasil, já que a plataforma é bastante utilizada por empreendedores do mundo inteiro.

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Pagamentos digitais da Meta

Segundo estimativas da Meta, um bilhão de pessoas enviam mensagens para empresas nos aplicativos da companhia a cada semana. Os dados incluem Facebook e WhatsApp também, mas revelam como os usuários interagem com marcas, buscam produtos ou pedem suporte técnico.

Este parece ser mais um passo da gigante das mídias sociais no fortalecimento da sua ferramenta de pagamento. O Facebook Pay foi renomeado para Meta Pay no mês passado e agora deve ser o único serviço integrado, inclusive para uso no WhatsApp. A experiência continua a mesma, logo os usuários não devem estranhar nada no processo de pagamento além do nome.

A ideia do sistema de pagamento é oferecer a compra e venda de itens digitais no metaverso. A empresa deve lançar um serviço de carteira para abrigar itens e recarregar dinheiro, assim será possível comercializar NFTs e outros tipos de tokens no mundo virtual da Meta. Tudo isso precisará ser suportado por um mecanismo robusto de pagamentos, seguro e fácil de utilizar por todos.