Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram Lite termina fase de testes e será relançado em 170 países

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Março de 2021 às 11h05

Link copiado!

Facebook/Divulgação
Facebook/Divulgação
Tudo sobre Instagram

O Instagram Lite finalmente está saindo das dependências do mercado indiano para alcançar celulares de todo o mundo. A versão retrabalhada do app da rede social, reduzida em alguns recursos, é pensada para ocupar o espaço diminuto em aparelhos de usuários que pouco acessam a plataforma ou de smartphones mais baratos e logo chegará a mais 170 países — incluindo, provavelmente, o Brasil.

Para o Instagram, preservar a experiência do app original é a maior prioridade. O Instagram Lite preserva várias das características chave do antigo app, mas deixa para trás boa parte do código robusto da plataforma — e, com ele, a criação de Reels, por exemplo. Usuários da versão mais enxuta poderão acompanhar as publicações, assistir aos vídeos na vertical, IGTV, mandar mensagens diretas e até fazer novas postagens — com acesso às ferramentas de edição de texto, stickers e filtros.

Continua após a publicidade

O Instagram Lite é um aplicativo reduzido a 2 MB de espaço de armazenamento e que demanda menor largura de banda para consumir conteúdo, ideal para mercados emergentes e com conectividade limitada a redes 3G ou nem isso.

Atualmente, o aplicativo passa por testes na Índia, Marrocos e Venezuela, inserido em celulares clássicos como o Samsung Galaxy original, Galaxy S Duos ou aparelhos de entrada que rodam o Android Go direto da caixa. Desses usuários, os relatos são bem elogiosos, e descrevem que o Instagram Lite é “uma janela para um mundo melhor”.

Recursos preservados

Durante essa avaliação, o Instagram determinou alguns dos recursos que deveriam ser preservados na versão capada. Não estavam entre eles adições menos relevantes, como filtros de realidade aumentada e transições tridimensionais animadas entre stories, devidamente retirados da variante Lite. Contudo, o Modo Escuro, por exemplo, ainda está presente no app.

Continua após a publicidade

O app é uma boa forma de manter o acesso à rede social sem ocupar tanto espaço no celular ou tomar a performance do aparelho em termos de processamento. Assim, pode ser encarada como uma medida paliativa até para quem quer se desprender da plataforma original.

Lançamento no Brasil

Segundo o Instagram, a expansão do Instagram Lite nesses próximos 170 países levará alguns meses. De acordo com um porta-voz da companhia, "o lançamento no Brasil será anunciado em breve", sem maiores detalhes sobre datas.

Por outro lado, a página oficial do Instagram Lite já está preparada para receber o público brasileiro, com descrição do aplicativo em português e várias capturas de tela demonstrativas expostas para os visitantes. Contudo, a loja indica que o app "não está disponível" para celulares registrados no país. É válido, no entanto, ficar de olho em mudanças na disponibilidade do aplicativo para experimentá-lo o quanto antes.

Continua após a publicidade

Fonte: Facebook