Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram libera tradução automática de textos de Stories para todos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Julho de 2021 às 09h43

Link copiado!

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram
Tudo sobre Instagram

A partir desta quarta-feira (21), o Instagram elimina a barreira linguística que há nos Stories da plataforma — ao menos, em parte. Utilizadores da rede social podem recorrer à ferramenta de tradução automática para compreender textos inseridos nas publicações. Áudio ainda não é suportada pelo recurso.

Atualmente, são mais de 90 idiomas que podem ser traduzidos pela função do Instagram. Sempre que você acessar um Story na rede social que contenha texto, um botão de “Ver tradução” poderá ser selecionado no canto superior esquerdo, logo abaixo do nome de usuário do autor. Depois de apertá-lo, o app puxa a bandeja com a tradução dos termos na parte inferior, com a língua original e a traduzida (incluindo os emojis, se estiverem juntos).

Continua após a publicidade

A ferramenta parece funcionar tanto com as publicações em foto quanto em vídeo. No entanto, quando o criador do post utiliza algum filtro, é necessário pressionar o nome do filtro (também abaixo do nome de usuário) para encontrar a opção de tradução.

Em alguns casos, a ferramenta parece não detectar a presença de texto. Esse problema no comportamento indica que a tradução do Instagram se apoia no texto que é inserido pelo recurso de edição nativa. Portanto, se o autor dos Stories recorrer a outra plataforma para produzir a imagem, o app da rede social não é capaz de identificar e traduzir o conteúdo.

Do seu idioma para o mundo

Em termos de acessibilidade, a função é importantíssima para garantir que publicações alcancem um público maior. Transcrições automáticas ainda estão em falta para o português brasileiro, então a tradução de texto não ajuda nesse sentido. Apesar disso, criadores que têm o hábito de inserir legendas manualmente permitirão várias pessoas acompanhem o conteúdo por escrito, independentemente do idioma falado.

Continua após a publicidade

O Instagram diz que a tradução automática dos Stories está disponível para todos. Se ainda não chegou ao seu celular, procure pelas atualizações pendentes na Play Store e na App Store. Após baixar e instalar, a novidade deve aparecer no seu app.