Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Instagram testa legendas automáticas nos Stories, mas com um porém

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Março de 2021 às 13h20

Link copiado!

Geo Uc/Unsplash
Geo Uc/Unsplash
Tudo sobre Instagram

A prática cada vez mais comum de elaborar legendas para as falas de um stories do Instagram pode logo se tornar obsoleta. Alguns usuários da plataforma relatam a presença de um sticker batizado de “Captions” que, basicamente, transcreve os comentários feitos ao longo do vídeo com fontes personalizáveis, alimentadas por algoritmo de inteligência artificial.

Graças ao consultor e comentarista de tecnologia Matt Navarra, a novidade foi trazida a público. Em um vídeo curto, o profissional comenta normalmente sobre um presente que chegou à sua casa, enquanto grava a tela de edição e adiciona a transcrição das suas falas a partir do menu de stickers da publicação.

De lá, ele explora as possibilidades da ferramenta e experimenta as quatro fontes disponíveis: cada uma integrada a animações especiais que a sincronizam com o tempo de cada fala, semelhante ao que já existe para a apresentação das letras de músicas.

Continua após a publicidade

Legendas no Instagram

Não é a primeira vez que o Instagram explora o uso de legendas. Atualmente, transcrições automáticas já estão disponíveis como ferramenta de acessibilidade para o assistir aos vídeos em IGTV, habilitado por padrão e suporta até 15 diferentes idiomas — incluindo o português brasileiro. Da mesma forma, o recurso é alimentado por um algoritmo de inteligência artificial e é acionado quando o celular do espectador estiver com volume de mídia no mínimo, configurando-o como aliado para o consumo do conteúdo em público.

Contudo, a experiência não é tão robusta na novidade mais recente. No caso do Stories, a ferramenta não é exatamente focada em acessibilidade, pois sua ativação não parte do espectador, mas do criador do conteúdo. O “Captions” serve como recurso de estilo para a apresentação, para alcançar o público que passa pelos stories com volume reduzido ou até mesmo usuários portadores de deficiência auditiva, mas não é disponibilizado por padrão.

Continua após a publicidade

Sua ativação depende da adição manual do criador, que pode não considerar a ferramenta importante, por exemplo. Portanto, o portador de deficiências auditivas ainda terá sua experiência comprometida ao nível de adesão das transcrições — bem como se dá atualmente, em que perfis comuns ou influenciadores dispõem suas falas em caixas de texto para alcançar esse público, quando julgam necessário.

A distribuição massiva do recurso ainda não tem data para acontecer, portanto ainda será restrita a usuários sortudos por algum tempo. Por se tratar de um recurso ainda em testes, não se sabe quais serão os idiomas suportados pela transcrição automática, mas vale lembrar que o português brasileiro pode estar entre elas, considerando a compatibilidade com as legendas dos vídeos do IGTV.

Fonte: Engadget, Gadgets 360