Publicidade

Instagram libera reações com avatares 3D nos Stories para alguns usuários

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Maio de 2022 às 10h52

Link copiado!

Alex Bracken/Unsplash
Alex Bracken/Unsplash
Tudo sobre Instagram

O Instagram liberou parcialmente um recurso que permitirá o uso de avatares em 3D como reações nos Stories. A adição seria mais uma forma de utilizar os personagens digitais que serão a base do metaverso proposto pela empresa controladora Meta.

De segunda-feira (30) para esta terça (31), algumas pessoas selecionadas tiveram acesso ao uso do avatar como uma opção para reagir aos stories favoritos. A opção surge na tela de enviar mensagem de um story. Você poderá enviar uma mensagem ou um GIF, reagir com um dos seis emojis definidos ou usar um avatar personalizado.

Continua após a publicidade

Logo acima das carinhas, existe um botão seletor que alterna entre emoji e avatar. Caso você ainda não tenha um personagem configurado, o aplicativo do Instagram mostrará uma tela na qual recomenda a criação do seu boneco personalizado, com rosto, cabelo, roupas e acessórios inspirados na sua personalidade.

Como criar seu avatar para reagir aos Stories do Instagram

É possível escolher entre 32 modelos predefinidos para servir como ponto de partida da criação. Daí para frente, você escolhe vários detalhes, como a estrutura corporal (magro, gordo, forte, com ombros largos, com quadril maior, entre outros), o tom de pele, o estilo e a cor do cabelo, o formato do rosto, traços faciais, linhas de expressão, formato do nariz e centenas de outras combinações.

Terminada a criação do personagem, a rede social vai sincronizar a imagem com o Facebook e o Messenger. Logo em seguida, seis variações do seu personagem serão liberados para reagir aos stories do Instagram. Corações nos olhos, expressão triste, chorando de rir, cara de confusão, aplauso cínico e levantando os braços de empolgação são expressões atualmente liberadas.

Continua após a publicidade

Não está claro se as reações serão as mesmas para todos os testadores ou se será haverá variações. É provável que no futuro exista algum tipo de editor para possibilitar a personalização dos bonequinhos, mas por enquanto é preciso de contentar com as imagens automaticamente geradas.

O início do metaverso

Os avatares são considerados o primeiro passo da Meta rumo ao gigantesco e persistente ambiente digital planejado para dominar a indústria nos próximos anos. O metaverso reuniria todas as redes sociais da companhia, serviços de mensagens instantâneas (como o WhatsApp e o Facebook Messenger), além de jogos, lojas virtuais e salas de reunião.

Continua após a publicidade

Ao levar o gerador de avatares para suas populares redes sociais, a Meta cria um conceito de personalidade digital para deixar as pessoas mais habituadas a se verem refletidas na web. É provável que futuramente algumas roupas e acessórios extras sejam comercializados, algo que criaria uma forma extra de arrecadação de recursos para a companhia.

O Instagram ainda não disse quando pretende lançar os adesivos de avatares para todos os usuários. Na segunda-feira, um desenvolvedor usou técnicas de engenharia reversa e descobriu no app que a plataforma trabalha na possibilidade de subir fotos em 16:9 (o formato dos stories) para publicações do chamado "feed em tela cheia".